Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/328
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : Protótipo de aplicativo móvel híbrido com reconhecimento facial voltado a auxiliar às crianças com autismo.
Autor : Schaeffer, Gabriel
Advisor: Furlan, Anderson
Descripción : Protótipo de aplicativo móvel híbrido com reconhecimento facial voltado a auxiliar às crianças com autismo.
Resumen: O autismo ainda desperta muitas dúvidas nas pessoas e poucas realmente conhecem os sintomas da síndrome, no qual é definida como uma condição geral de desordens complexas no desenvolvimento do cérebro. O autismo não possui cura, mas existem algumas maneiras de melhorar a qualidade de vida do autista e auxiliar no seu desenvolvimento como pessoa na sociedade. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo que auxilie a criança autista em seu aprendizado, desenvolvimento motor e percepções, assim como, a utilização de reconhecimento de expressões faciais para ajudar o autista a reconhecer emoções em outras pessoas, melhorando a comunicação e a socialização. Realizou-se pesquisas para conhecer o autismo, as metodologias de ensino e desenvolvimento pessoal aplicadas nas crianças autistas, no qual auxiliam nas suas atividades e uma melhor maneira de estimular estas pessoas, além de verificar as necessidades em aplicativos direcionados ao autismo. O protótipo foi divulgado em redes sociais e por meio de profissionais em contato direto com autistas, assim como realizada visitas e aplicação na Associação de Amigos do Autista (AMA) e coleta de feedbacks. O projeto desenvolvido atingiu seus objetivos propostos através da análise dos feedbacks a respeito do protótipo em utilização com pessoas com autismo.
Palabras clave : Autismo
Reconhecimento Facial
Tecnologia Assistiva
Idioma: Português
Fecha de publicación : 5-dic-2017
Número de páginas : 43
Ámbito de conocimiento: Tecnologia
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Gabriel Hahn Schaeffer.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.