Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/330
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO NUMÉRICO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE ESCOAMENTO DE UMA FORNALHA DE PEQUENO PORTE
Autor (es): Goulart, Willian de Carvalho
Orientador(es): Ricardo, Jorge Rzatki
Descrição: Estudo voltado a simulação de uma fornalha de pequeno porte, via ANSYS®, com o intuito de verificar a funcionalidade de um método simplificado de programação e poder propor futuras alterações ao objeto de trabalho.
Resumo em Português: O presente trabalho baseia-se no estudo de uma fornalha a lenha usada em unidades de secagem de grãos. Existe atualmente uma grande preocupação com emissões de poluentes, visto seu impacto no meio ambiente. O equipamento estudado baseia-se na queima de madeira para a produção de energia térmica. Parâmetros de queima, temperaturas envolvidas e emissão de poluentes são levantamentos necessários para aprimorar o atual modelo, minimizar desperdícios e proteger o meio ambiente. Como forma de mensurar o processo ocorrido, usou-se um software para simulação computacional do escoamento e levantamento de padrões de temperatura. Com o auxílio do ANSYS CFX®, reproduziu-se o funcionamento da fornalha de maneira simplificada e comparou-se os resultados com medições feitas no local. Foi avaliada a funcionalidade da simulação sem a análise de combustão e eventuais controles de partículas geradas. Verificou-se a influência da criação de malhas na convergência de um resultado mais próximo do real. Já na parte de coleta de dados, foram aferidos e usados termopares do tipo K com extensões próprias para o uso em altas temperaturas. O valores apresentados por ambos os testes apresentaram uma variação considerável. Os erros do balanço de energia apresentaram variações de 1,33% e 6,97% para temperatura nas duas saídas do volume de controle. Ponderações sobre a funcionalidade do modelo, assim como justificativas e sugestões de aprimoramento são apresentadas ao final do documento.
Palavras-chaves: Simulação
Fornalha
ANSYS®
Termometria
Idioma: Português
Data do documento: 3-Jul-2018
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Térmica e fluídos
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN DE CARVALHO GOULART.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.