Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/332
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANALISE COMPARATIVA ENTRE ARAMES DE SOLDA DA CLASSE ER70S-6 NO PROCESSO GMAW COM TRANSFERÊNCIA POR CURTO-CIRCUITO
Autor (es): Zaccaron, Everaldo
Orientador(es): Costa, Adelor
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, como parte dos requisitos à obtenção do título de Engenheiro Mecânico.
Resumo em Português: Resumo Perante um mercado cada vez mais competitivo, buscando sempre a redução de custos e o aumento da qualidade do produto fabricado para a garantia e sobrevivência de uma indústria, procuram-se continuamente novas opções de tecnologias, marcas e fornecedores que possam atender a demanda gerada na fabricação de produtos. Na indústria metalúrgica, o processo de união de peças metálicas, com rapidez e alta produtividade é o processo MIG (Metal Inert Gas) /MAG (Metal Active Gás) – GMAW (Gas Metal Arc Welding), aonde um dos elementos deste processo é o metal de adição. Assim este presente estudo vem com o objetivo de analisar dois fabricantes deste consumível de solda, a fim de garantir que os mesmos forneçam propriedades básicas exigidas para o material, que neste caso foi utilizado como base de estudo o consumível presente na norma AWS (American Welding Society) A5.18, sendo este da classe ER70S-6. Foram realizados testes com dois fornecedores de arames utilizando o processo MAG com transferência por curto circuito, mantendo corrente, tensão, velocidade de alimentação de arame, vazão de gás e velocidade de solda constante, apenas variando o fabricante do consumível, visto que um deles é importado. Por fim os resultados de tensão, deformação e dureza mostraram qual dos consumíveis está apto para a utilização, e quais as diferenças que ambos mostraram através dos ensaios realizados.
Palavras-chaves: Analise de fabricantes
Propriedades básicas
Consumível de solda
ER70S-6
Idioma: Português
Data do documento: 2-Jul-2018
Numero de páginas: 23
Área do Conhecimento: Ciência dos materiais, Projetos Mecânicos
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Everaldo Dalmolin Zaccaron.pdf605,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.