Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/335
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : ANÁLISE DO CUSTO X BENEFÍCIO PARA A SUBSTITUIÇÃO DE BOMBA DE DUPLO DIAFRAGMA UTILIZADA EM PINTURA DE MOLDES DE UMA FUNDIÇÃO
Autor : Kruger, Márcia
Advisor: Curi, Elvys Isaias Mercado
Descripción : Avaliar os dados técnicos da atual bomba de diafragma, utilizada para a pintura de moldes de uma fundição que está ocasionando paradas por frequência de falhas. Analisar qual o melhor tipo de bomba que substitua a bomba de diafragma visando maior disponibilidade do equipamento, menor custo em manutenção, menor consumo de energia e que mantenha a qualidade e produtividade na linha de pintura nos moldes de fundição. A análise por comparação de custo benefício para um tempo de uso será realizada para a escolha apropiada.
Resumen: Produzir de forma eficaz investindo em projetos que não levam somente em conta a produtividade, mas também na redução dos custos com consumo de energia, em manutenção e reparos, custos operacionais, ambientais e custos de desativação e descarte dos equipamentos são os pontos fortes considerados pelas indústrias que visam lucro e crescimento sustentável. Um bom projeto não leva somente em conta a produtividade, mas também a viabilidade econômica analisando os custos e o tempo de vida útil do projeto. O presente estudo propõe uma análise de custo benéfico para a substituição de uma bomba de duplo diafragma utilizada na pintura de moldes de uma fundição que se tornou dispendiosa e extemporânea, afetando assim a produtividade. Para escolha da bomba ideal que irá substituir a bomba de duplo diafragma, fatores vitais precisavam também ser levados em consideração, como o tipo de ambiente que possui uma atmosfera agressiva devido ao tipo de fluído que gera corrosão, a areia que é agressiva para aos componentes da bomba e o fator de serviço. O estudo se iniciou com os cálculos de dimensionamento do projeto, através da vazão, salto energético específico e rotação, podendo ser possível encontrar a velocidade de rotação específica e classificar o tipo de bomba ideal para o projeto. A partir da classificação da bomba, foram estudados os tipos de materiais mais resistentes ao desgaste e que atenderiam a aplicação na composição da estrutura da bomba.
Palabras clave : viabilidade econômica
bomba de duplo diafragma
bomba centrífuga
ferro fundido branco
Idioma: Português
Fecha de publicación : 17-jul-2018
Número de páginas : 28
Ámbito de conocimiento: Manutenção, máquinas de fluxo, ciência de materiais
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC II - Márcia Kruger.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.