Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/345
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: OTIMIZAÇÃO DO PROJETO DE POLIAS FABRICADAS EM FERRO FUNDIDO CINZENTO GG-15 UTILIZADAS NO SETOR DE ORDENHADEIRAS
Autor (es): Vassoler, Juliano
Orientador(es): Cavaler, Luiz
Descrição: Aplicando os estudos embasados nos acionamentos por polias e correias, a mecânica dos materiais e os cálculos através de elementos finitos, essa pesquisa tem por objetivo desenvolver polias otimizadas para os fabricantes de ordenhadeiras, fazendo o dimensionamento destas polias, para que as mesmas suportem os esforços a qual são aplicadas com uma menor massa, visando um projeto eficaz com o melhor custo benefício.
Resumo em Português: A otimização de uma polia resulta na redução de sua respectiva massa, sendo um dos fatores que levam a uma redução de custos desse componente mecânico. Esse trabalho propõe a otimização de dois projetos de polias de ferro fundido cinzento GG-15 conforme norma DIN 1691:1985, polias 100 A2 e 150 A2, utilizadas em um acionamento de ordenhadeira. Através de cálculos foi realizado o dimensionamento desse acionamento por polias e, foram determinados os respectivos esforços ao qual essa transmissão será exigida. Através da simulação virtual dos projetos pelo método de análise por elementos finitos, além da análise da viabilidade técnica para a fabricação dessas polias, foram realizadas simulações com o objetivo de buscar a otimização desses projetos de polias, para que as mesmas suportem os esforços ao qual são submetidas com uma menor massa possível, visando um projeto eficaz com o melhor custo benefício. Desde que se tenham todos os dados necessários para o dimensionamento de uma transmissão, a análise pelo método de elementos finitos representa uma ótima alternativa para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e também, para a validação de um projeto, proporcionando benefícios como a redução de custos e de tempo na elaboração do projeto, aumento da produtividade, facilidade na detecção de erros e auxiliando na identificação de soluções. Nesse estudo de otimização foi possível reduzir a massa da polia motora 100 A2 em 45% e, reduzindo seu valor de venda de mercado em 29,34%. Para a polia movida 150 A2 foi possível alcançar uma redução de 51,81% da massa, reduzindo mais da metade da sua massa, e diminuindo o seu valor de venda de mercado em 29,27% em relação ao projeto inicial.
Palavras-chaves: Otimização; Polia; Redução de custos; GG-15; Elementos finitos.
Idioma: Português
Data do documento: 14-Dez-2018
Numero de páginas: 32
Área do Conhecimento: Elementos finitos
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - JULIANO VASSOLER - FINAL.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.