Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/352
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: METODOLOGIA DE OTIMIZAÇÃO PARA O DIMENSIONAMENTO DE EIXOS DE TAMBORES UTILIZADOS EM TRANSPORTADORES CONTÍNUOS
Autor (es): Comin, Alessandra Dassi
Orientador(es): Salvador, José Luiz
Descrição: Artigo referente ao desenvolvimento de duas equações para cálculo de flecha e deflexão de um eixo com três diâmetros distintos e posteriormente a validação das equações por meio de dois softwares: Autodesk Inventor e ANSYS Workbench 18.0.
Resumo em Português: Na indústria de fabricantes de componentes para transportadores contínuos há a necessidade de reduzir custos dos produtos, contudo, sem perder a qualidade. O componente estudado no presente trabalho é o tambor, equipamento estrutural de correias transportadoras, com o foco no seu eixo. As literaturas disponíveis atualmente apresentam equações de flecha e deflexão para eixos que não satisfazem às condições reais de projeto. O objetivo é desenvolver equações de flecha máxima fmáx e deflexão na região do cubo ϴt, considerando três escalonamentos possíveis do eixo. Para validação dos cálculos, verificou-se a flecha e deflexão no Autodesk Inventor®, onde suas condições de carregamento são muito semelhantes com as equações desenvolvidas e por último foi feito a simulação no ANSYS Workbench® 18.0, onde foram representadas as condições reais de aplicação do tambor. Empregou-se os dados de entrada de um tambor motriz e o eixo foi comparado em três opções de materiais: SAE 1045, SAE 4140 e SAE 4340. Os resultados das equações desenvolvidas foram satisfatórios, tornando-as aptas para serem aplicadas nos roteiros de cálculo de dimensionamento. Deste modo, foi possível executar projetos mais refinados onde, por exemplo, a diferença do resultado da flecha caiu de aproximadamente 46% para 2% em relação à condição real, garantindo o desempenho do equipamento dentro dos limites de segurança e a um custo mais acessível aos clientes.
Palavras-chaves: Tambor
Dimensionamento
Eixo
Flecha
Deflexão
Idioma: Português
Data do documento: 3-Dez-2018
Numero de páginas: 32
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alessandra Dassi Comin Rev. 73 - 07-12-18.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.