Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/354
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: O DESIGN DE SINALIZAÇÃO AUXILIANDO NA MOBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO TRANSPORTE PÚBLICO
Autor (es): Machado, Ana Paula Favarin
Orientador(es): Medeiros, Diego Piovesan
Descrição: Ao término deste escrito, é possível concluir que o design de sinalização é de fundamental importância para o desenvolvimento de um projeto de sinalização que se preocupa com o público que possui deficiência visual, e no desenvolvimento de sinalizações capazes de se comunicar para auxiliar na locomoção dos deficientes visuais dentro do terminal central de Criciúma. A pergunta problema foi respondida, por meio da utilização da metodologia projetual, no que ocasionou no desenvolvimento de um sistema de sinalização para deficientes visuais no terminal no centro da cidade, e assim conclui o objetivo geral, com um projeto que cumpre princípios de acessibilidade para o auxílio à mobilidade de deficientes visuais.
Resumo em Português: O presente artigo busca o desenvolvimento de um projeto de sinalização para o terminal central de Criciúma - Santa Catarina, com ênfase no público com deficiência visual, inserindo o design de sinalização e a acessibilidade para auxiliar na mobilidade do mesmo dentro de um determinado espaço, nesse caso, o terminal central. Para tal, foram pesquisados autores como Costa, (2011), D’Agostini (2017), Gibson (2009) e Scherer (2017) entre outros das áreas de design de sinalização, sinalética, wayfinding, sinalização pública e acessibilidade. A metodologia utilizada se baseia a partir do modelo apresentando por Chamma e Pastorelo (2007), em que o processo é dividido em quatro etapas: diagnóstico, cenários, design e implantação. A pesquisa é classificada do ponto de vista da sua natureza como aplicada, pois ela busca resolver o problema de sinalização para deficientes visuais no local. Também possui caráter qualitativo, por se tratar de uma pesquisa que visa auxiliar um grupo social. Os objetivos alcançados resultam em um sistema de sinalização que auxilie a orientação de pessoas que possuem deficiência visual no terminal central, resultando no desenvolvimento de totens, mapa tátil e também um estudo para a implantação do piso tátil. Após a realização da pesquisa, entende-se que esta abordagem deve ser aplicada.
Palavras-chaves: Sinalização; mobilidade; acessibilidade; deficiência visual.
Idioma: Português
Data do documento: 8-Fev-2019
Numero de páginas: 33
Área do Conhecimento: Design
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA FAVARIM MACHADO.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.