Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/366
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: REFORMULAÇÃO DE TINTA ACRÍLICA E AVALIAÇÃO DE SEU COMPORTAMENTO FÍSICO-QUÍMICO APLICADOS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
Autor (es): Picolotti, Ana Caroline Machado
Orientador(es): Neves, Josiane da Rocha Silvano das
Descrição: Artigo da disciplina de TCC II do Curso de Engenharia Química da Faculdade Satc.
Resumo em Português: Atualmente a preocupação das empresas de tintas está em trazer produtos competitivos para o mercado, ofertando tintas que possam embelezar, proteger, aderir e resistir ao intemperismo no maior número de substrato possível. As tintas industriais se destacam pela aplicação em substratos metálicos, porém já existem opções no mercado para aplicação em diversos outros como cimento, cerâmica, fibrocimento, etc. O presente trabalho traz a reformulação de uma tinta acrílica base água, tendo como objetivo principal prover um melhor tempo de secagem, para que a mesma tenha resultados satisfatórios em todos os seis tipos de telhas nos quais foram aplicadas, que foram de cimento, cerâmica, fibrocimento, ferro, galvanizado e alumínio. Para tal reformulação, fez-se quatro amostras, com propostas diferentes, a fim de se chegar a um resultado satisfatório. Em duas amostras alteraram-se a quantidade de coalescente da fórmula, analisando a interferência do mesmo no tempo de secagem, e duas outras amostras, com adição de uma resina acrílica estirenada em emulsão, adicionando coalescente somente a uma amostra. Os resultados de secagem mostraram que a amostra 1 e 2 tiveram tempo de secagem final 5% e 15% menor que a formulação original, e que a amostra três e quatro resultou em uma diminuição de cerca de 45% no tempo de secagem final. Realizou-se nas melhores amostras, sendo elas a 3 e 4, análises físico-químicas, de lavabilidade e de intemperismo natural e acelerado por máquina de QUV. As análises físico-químicas mostraram pouca alteração em relação a formulação original. No teste de lavabilidade, houve maior discrepância entre as amostras, e no teste de intemperismo, as duas amostras foram equivalentes nos resultados. O teste decisivo para escolha da melhor amostra foi o de lavabilidade, no qual a amostra 4 obteve melhores resultados, sendo escolhida como a amostra ideal para as aplicações do estudo.
Palavras-chaves: Tintas acrílica. Telhas. Reformulação.
Idioma: Português
Data do documento: 5-Jun-2019
Numero de páginas: 23
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - ANA CAROLINE MACHADO PICOLOTTI .pdf721,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.