Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/376
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE MAGAZINES FABRICADOS EM ALUMÍNIO POR PLA UTILIZANDO MANUFATURA ADITIVA
Autor (es): Gesser, Gustavo
Peruch, Fábio
Evento: Defesa de TCC
Resumo em Português: Os equipamentos que realizam a extração de talheres descartáveis em injetoras, utilizam um gabarito para o empilhamento das peças para encaminhar nas quantidades corretas para a embalagem. Esses gabaritos são chamados de magazines, que são peças feitas em alumínio que sofrem baixos esforços mecânicos no uso do equipamento. Devido a geometria complexa que essas peças possuem, a manufatura exige grandes tempos de usinagem e elevado desperdício de matéria prima. O trabalho teve por objetivo estudar a aplicação do ácido polilático (PLA), que é um termoplástico biodegradável, variando o seu preenchimento (infill), utilizando a manufatura aditiva para a impressão do modelo e a substituição dos magazines. Foram avaliados parâmetros relacionados a tração, flexão e abrasão, tanto do alumínio utilizado anteriormente como da matéria prima a ser inserida, além de simulações computacionais. Após a caracterização dos materiais analisou-se a viabilidade técnica e os possíveis problemas que esta substituição poderia ocasionar. Para os ensaios em laboratório, foram produzidos corpos de prova para ambos os materiais, conforme as normas vigentes. Os resultados obtidos para o estudo realizado, permitiu definir que o “infill” de 100 % obteve a melhor performance, porém, não sendo o escolhido pelo seu elevado tempo de impressão, optando pelo “infill” de 75 % que apresentou satisfatórios resultados nos ensaios realizados. O estudo reduziu os desperdícios de matéria prima e incorporou uma nova tecnologia ao equipamento, possibilitando adentrar a novos mercados e a novas possibilidades de manufaturar certas peças.
Palavras-chaves: Manufatura aditiva
PLA
Viabilidade técnica
Idioma: Português
Data do documento: 25-Nov-2019
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Tecnologia dos materiais de construção mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Gustavo Ghizoni.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.