Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/377
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA MATRIZ DE CORTE POR ESTAMPAGEM PARA PERFIL COMPLEXO
Autor (es): Felisbino, Gabriel
Orientador(es): Milanez, Alexandre
Descrição: Projeto e fabricação de uma matriz de corte por estampagem para produção de peças com perfil complexo de aço SAE 1020.
Resumo em Português: A construção de matrizes é um ramo crescente dentro da engenharia. Esses ferramentais estão presentes em diversos segmentos da fabricação mecânica, principalmente da estampagem de chapas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como propósito desenvolver uma matriz de estampagem para chapas de aço SAE 1020 desde o projeto até a fabricação, dispondo como produto final a fabricação de abridores de garrafas, equipando o Laboratório de Conformação Mecânica e Processamento de Polímeros (LACOMP) da Faculdade SATC, com uma matriz auxiliando as aulas práticas ministradas no local. O ferramental foi modelado pelo software CAD 3D SolidWorks® e os componentes projetados foram importados para o software EdgeCAM com o intuito de gerar os códigos de usinagem. Os punções e matrizes de corte foram tratados termicamente com têmpera e duplo revenimento. Os resultados finais mostram que um bom projeto alcança níveis satisfatórios e que há dificuldade em encontrar estudos direcionados ao dimensionamento de molas para prensa chapas.
Palavras-chaves: Estampagem
Matriz
Conformação
Idioma: Português
Data do documento: 25-Nov-2019
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Conformação mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Felisbino.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.