Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/385
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO DO SISTEMA DE DIREÇÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO COMPACTO: USO DESTINADO A CADEIRANTES
Autor (es): Smielevski Casagrande, Pedro Augusto
Orientador(es): Peruch, Fabio
Descrição: Artigo TCC com ênfase em engenharia mecânica voltado para veículos elétricos.
Resumo em Português: As pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida sofrem diversas limitações de locomoção devido à precariedade de ruas, calçadas, entre outros. A engenharia tem como uma das funções minimizar tais dificuldades, aumentando a participação destas pessoas em sociedade com o uso de veículos adaptados. Para que esta interação entre o cadeirante e o veículo ocorra, é necessário um aumento da bitola do veículo para que possa permitir a acomodação de uma cadeira de rodas. O aumento da bitola causará uma deficiência no sistema de direção, necessitando de uma readequação na geometria atual deste sistema. Este estudo busca determinar o comportamento mecânico, adequar e otimizar a geometria do sistema de direção do veículo. Primeiramente o estudo foi realizado com cálculos analíticos, com base na equação de Ackermann. Por meio de softwares como Excel® e SolidWorks®, foram realizadas diversas simulações que determinaram os novos ângulos de esterçamento, que para atingir esses ângulos optou-se por otimizar a manga de eixo. Foram desenvolvidos dois novos modelos de manga de eixo (modelos II e III) e calculado o erro de Ackermann para cada modelo. O modelo de manga selecionado proporcionou uma redução no raio de giro do veículo em torno de 18,75 %, um erro de aproximadamente de 3,39 % e um aumento no torque exigido de 8,02 %. Futuramente, espera-se o desenvolvimento de novos sistemas que facilitem a condução do veículo.
Palavras-chaves: Cadeirantes.
Veículo elétrico adaptado
Geometria de Ackermann
Torque de esterçamento
Sistema de direção
Idioma: Português
Data do documento: 26-Nov-2019
Numero de páginas: 26
Área do Conhecimento: Engenharia mecânica, Veículos Elétricos, Engenharia Automobilístico
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - PEDRO AUGUSTO - ENTREGA FINAL.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.