Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/386
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO DO TEMPO DE RESIDÊNCIA DA ZONA DE ADSORÇÃO DE UMA PLANTA PILOTO DE CAPTURA DE CO2 UTILIZANDO MODELAGEM NUMÉRICA
Autor (es): Bleyer, George Clarke
Orientador(es): Bianchi, Flavio Michels
Descrição: Estudar a influência do percentual de abertura das placas perfuradas no tempo de residência da zona de adsorção da planta piloto de captura de CO2.
Resumo em Português: Com o aumento do aquecimento global novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para a captura dos gases que causam o efeito estufa, em especial o dioxido de carbono (CO2). Entre essas tecnologias encontra-se o processo que utiliza adsorventes e oscilação de temperatura (Temperature swing adsorption, TSA). Um dos fatores que influenciam diretamente na eficiência desse processo é o tempo de residência que os adsorventes ficam na zona de adsorção. Este tempo afeta diretamente o abatimento de CO2 no processo. O presente trabalho tem como finalidade medir e elevar o tempo de residência da zona de adsorção de uma planta piloto de captura de CO2 que utiliza o processo de oscilação de temperatura. Para este fim, foram utilizadas três placas perfuradas com diferentes percentuais de abertura, 25 %, 17 % e 14 %, a fim de se aumentar o tempo de residência. Com a redução dos percentuais de abertura das placas perfuradas pôde ser observado um aumento de 30 % no tempo de residência entre as placas. Essa redução do tempo de residência também ocorre pelos diferentes fluxos de sólidos, onde para menores fluxos maior é o tempo de residência.
Palavras-chaves: Simulação numérica
Captura de CO2
Tempo de residência
Adsorção
Idioma: Português
Data do documento: 25-Nov-2019
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEORGE BLEYER - TCC.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.