Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/387
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE CÉLULA DE CARGA PARA AQUISIÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO NO TRIBÔMETRO ASTM G65
Autor (es): Costa, Gabriel Savi
Orientador(es): Corrêa, Luan de Campos
Descrição: Artigo acadêmico envolvendo instrumentação em tribômetro adaptado da norma ASTM G65 para aquisição do coeficiente de atrito.
Resumo em Português: Ensaios de desgaste em materiais são realizados em diversos métodos, onde procedimentos devem ser seguidos. O método ASTM-G65 (ASTM – Sociedade Americana de Testes e Materiais, G65 - Método de Teste Padrão para Medição de Abrasão Usando o Aparelho de Roda de Borracha e Areia) é um padrão de ensaio de desgaste abrasivo realizado por uma máquina denominada tribômetro. O Laboratório de Vibrações e Tribologia – LAVITRI da faculdade SATC dispõe da máquina baseada nessa norma. Notou-se a possibilidade de aprimoramento para que uma nova informação fosse obtida em conjunto ao desgaste. Através da instrumentação, realizada por um conjunto de aquisição de dados formado por célula de carga, amplificador de sinal, placa conversora de sinal, computador e o software LabVIEW®, poderia realizar a leitura do coeficiente de atrito do material. Modificações estruturais foram necessárias para que o novo sistema pudesse ser implantado. As modificações se deram por um redimensionamento do braço de suporte e inclusão de um sistema guia/patim delimitador de movimento. Após o aprimoramento, a máquina realiza o desgaste abrasivo e fornece o coeficiente de atrito. O cromo duro submetido ao ensaio obteve um coeficiente de atrito de 0,36 e um desgaste volumétrico de 2,8 mm³.
Palavras-chaves: Tribômetro
Célula de carga
Desgaste
LabVIEW
ASTM G65
Idioma: Português
Data do documento: 6-Dez-2019
Numero de páginas: Tribômetro. Célula de carga. Desgaste. LabVIEW®. ASTM-G65.
Área do Conhecimento: Instrumentação e Tribologia
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Savi Costa.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.