Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/389
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO PORTÁTIL PARA A MEDIÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS
Autor (es): Amante, Eduardo
Orientador(es): Curi, Elvys Mercado
Descrição: Este artigo consiste no desenvolvimento para a construção de um equipamento que tenha a capacidade de determinar o coeficiente de atrito de pisos cerâmicos com a filosofia de ser um aparelho de baixo custo, confiável e automatizado. Estuda-se as ferramentas para a concepção de um novo produto, também as metodologias atuais utilizados no mercado e as normas vigentes em vários países.
Resumo em Português: A produção e consumo de revestimentos cerâmicos no Brasil estão entre os maiores do mundo, pela demanda interna e pela exportação. Para ter produtos de revestimento cerâmicos com qualidade e segurança, deve-se atingir algumas características físicas. O valor do coeficiente de atrito mínimo é uma grandeza importante para a segurança das pessoas, definindo a aplicação do revestimento cerâmico no piso, devido a que o escorregamento é a principal causa de lesões e acidentes ocupacionais. No Brasil, o coeficiente de atrito (COF) se avalia com a norma NBR 13818 da ABNT. O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento capaz de medir o COF de revestimentos cerâmicos que atenda a norma brasileira. Na concepção do produto se procura o desenvolvimento de um sistema de medição confiável e baixo custo. Para o desenvolvimento do produto foram utilizados conceitos de Benchmarking, Desdobramento da Função Qualidade (QFD), Projetos Assistido por Computador CAD, e a Teoria da Solução Inventiva de Problemas ou matriz TRIZ. Na sequência foram realizados alguns cálculos para a seleção de componentes do projeto. Os registros dos dados do coeficiente de atrito, foram realizados com o software Labview®, e seu processamento com o software Excel®. As ferramentas de projeto conceitual se mostraram úteis para as etapas de desenvolvimento. Para a validação dos resultados, utilizou-se o equipamento Tortus, o qual é um aparelho muito usado na indústria cerâmica. As medições do COF obtidos com o protótipo desenvolvido foram satisfatórios. A desvantagem deste aparelho são os cabos que devem ser ligados ao computador e outros à energia elétrica. Futuramente, o desenvolvimento do produto deve ter o registro de dados embarcado, assim como uma fonte de energia portátil.
Palavras-chaves: Coeficiente de Atrito
Revestimento cerâmicos
Célula de Carga
Sistema de medições
Tortus
Idioma: Português
Data do documento: 5-Dez-2019
Numero de páginas: 27
Área do Conhecimento: Eng. Mecânica, Desenvolvimento de Produtos
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Amante Equipamento Medição Coef Atrito Pisos.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.