Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/393
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : DESENVOLVIMENTO DE UMA SOLUÇÃO SECANTE BASEADO NO PROCESSO OXIDATIVO DE RESINAS ALQUÍDICAS UTILIZADAS NA LINHA IMOBILIÁRIA
Autor : Pereira, Vitor Laureano
Advisor: Neves, Josiane da Rocha Silvano das
Descripción : TCC apresentado no Curso de Engenharia Química.
Resumen: Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de tintas, se tornando um setor importante na economia, por possuir um campo com grande capacidade e potencial para o crescimento. Fabricam-se no país tintas destinadas a todas as aplicações, com tecnologia de ponta e grau de competência técnica, para atender a necessidade de todas as categorias de consumidores. Esse artigo tem como proposta desenvolver e otimizar uma solução secante utilizada na linha imobiliária sem adição de chumbo, realizando um levantamento dos possíveis secantes em potencial que permitiria ter resultados satisfatórios não perdendo as propriedades da tinta. Os secantes selecionados foram o cobalto, zircônio e cálcio. Foram variadas as concentrações dos secantes a fim de avaliar a influência de cada um deles no processo de secagem oxidativa com foco principal no tempo de secagem. Dessa forma foi possível avaliar o desempenho dos secantes estabelecendo relações entre os secantes primários, secundários e auxiliares. Verificou-se que utilizando os secantes em baixas concentrações obteve-se melhores resultados de secagem. Foi possível verificar a influência do secante cálcio que auxiliou na redução de secagem final e no aumento da dureza do filme. Estima-se uma redução de 54% no tempo de secagem, obtendo um filme mais duro e com uma secagem superficial mais eficiente, utilizando uma solução com baixas concentrações de zircônio, cobalto e cálcio.
Palabras clave : Secagem
Alquídica
Secantes
Idioma: Português
Fecha de publicación : 14-nov-2019
Número de páginas : 22
Ámbito de conocimiento: Engenharia Química
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC II - VÍTOR LAUREANO PEREIRA .pdf728,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.