Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/395
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : PROJETO DE MOLDE PARA INJEÇÃO APLICADO A FABRICAÇÃO DE TAMPAS DE GARRAFA DO TIPO SQUEEZE
Autor : Gava, Daniel
Advisor: Milanez, Alexandre
Descripción : Aborda o projeto de um molde completo para injeção da tampa da garrafa squeeze, com foco maior no projeto do sistema de extração do molde, por meio do conceito de núcleo rotativo. Foram executadas simulações CAE para auxiliar no processo de modelagem das cavidades, canais de alimentação e para detecção de possíveis defeitos de injeção.
Resumen: O avanço do setor de injeção de termoplásticos se deve muito ao uso dos softwares de engenharia aplicados à otimização de processos e produtos. Através de uma metodologia ativa de aprendizagem, acadêmicos desenvolveram uma garrafa squeeze que será destinada ao marketing do curso de Engelharia Mecânica, e por isso, têm-se a necessidade projetar um molde de injeção para a tampa da garrafa, utilizando o SolidWorks® para modelagem, e o Moldflow® para as simulações ligadas ao processo de injeção. Foram executadas análises de enchimento com foco em encontrar a melhor posição para o ponto de injeção, e análises de resfriamento com intuito de encontrar o melhor layout para os canais de refrigeração para que a tampa tenha um resfriamento uniforme. Foram elaborados cálculos para dimensionamento do sistema de extração da tampa, por meio do princípio de núcleo rotativo, onde utilizou-se de pinhões e cremalheiras como elementos para transmissão de potência. Os resultados das simulações se mostraram coerentes com o que foi observado na literatura. A tampa mostrou fácil enchimento, porém apresentou a formação de um pequeno defeito por rechupe em sua parte mais espessa, que equivale a 1,6% da superfície, que não afetará significativamente o resultado final. A variação dos parâmetros de resfriamento ou a mudança no design da tampa podem ser considerados para maior redução ou desaparecimento do rechupe.
Palabras clave : Injeção de polímeros
Projeto de molde
Simulação numérica
Núcleo rotativo
Idioma: Português
Fecha de publicación : 7-jul-2020
Número de páginas : 30
Ámbito de conocimiento: Projetos Mecânicos, Elementos de Máquinas, Mecânica dos Fluídos, Transferência de Calor
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO VERSÃO FINAL CORRIGIDO - DANIEL PAZETTO GAVA 15-07.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.