Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/396
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: APLICAÇÃO DA NORMA ISO 10791-7 PARA DETERMINAÇÃO DOS ERROS DE UM CENTRO DE USINAGEM UTILIZANDO PEÇAS PADRÕES DE TESTE
Autor (es): Brolesi, Arthur
Orientador(es): Milanez, Alexandre
Descrição: O trabalho tem como objetivo realizar a fabricação de peças teste segundo a norma ISO 10791-7, no centro de usinagem D600 presente no laboratório de usinagem da faculdade SATC. Posteriormente a medição das respectivas peças em uma máquina de medição de coordenadas para determinar os erros encontrados na sua fabricação.
Resumo em Português: A existência de diversas fontes de erros, está intrínseco ao processo de usinagem, contudo nem sempre esses valores são de conhecimento dos operadores e usuários do equipamento. Isso pode acarretar em problemas na geometria final da peça usinada, levando em alguns casos até mesmo no descarte da peça. Portanto, esse trabalho tem como objetivo descobrir quais são os erros relacionados a geometria das peças produzidas pelo centro de usinagem CNC da faculdade SATC, até então desconhecidos. Para análise de erro geométrico das peças usinadas foram aplicados os procedimentos descritos na ISO 10791-7, cujo objetivo é padronizar e simplificar o processo de análise desses erros com a utilização de peças de teste padrão fabricadas no maquinário em estudo. Para encontrar os valores das cotas solicitadas pela norma foi empregado o uso de uma máquina de medir coordenadas (MMC). Ao fim do procedimento experimental encontrou-se então os erros de forma, e as incertezas envolvidas no processo de fabricação, os quais apresentaram valores na ordem de 0,02 mm sendo os maiores erros encontrados nas cotas de circularidade e concentricidade. Os estudos também indicam que as peças apresentaram baixo desvio-padrão entre as medições, o que garante valores de incerteza que estão na ordem de +/- 0,003 mm.
Palavras-chaves: Centros de usinagem
Máquina de medir coordenada
Erros dimensionais
Idioma: Português
Data do documento: 6-Jul-2020
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Usinagem e Metrologia
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arthur Brolesi - Artigo TCC FINAL.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.