Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/399
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: PROJETO E FABRICAÇÃO DE UM FORNO A GÁS PARA A CUTELARIA
Autor (es): Fontanela, Jackson Michels
Orientador(es): Milanez, Alexandre
Descrição: Artigo de TCC da Engenharia Mecânica, referente ao projeto e fabricação de um forno de forja destinado a cutelaria, abordando temas como: Projetos Mecânicos, Termodinâmica, Transferência de calor e geração e distribuição de vapor.
Resumo em Português: Cutelaria é uma prática realizada há tempos, sendo que hoje ela está veiculada na fabricação das facas. Esta prática está diretamente ligada aos artesãos que customizam tais utensílios ao gosto do cliente. Estes mesmos artesãos que se nomeiam de cuteleiros necessitam de equipamentos, onde o forno é uns dos mais importantes se não o mais importante para o processo de cutelaria. Se tratando do forno, é observado que muitas pessoas que as fabricam não sabem o porquê dos valores dos dimensionamentos do forno, ou seja, sabem fabricar um forno e fazê-lo funcionar, mas não tem o conhecimento cientifico dos dimensionamentos, o porquê dos valores extraídos. Desde modo, este trabalho tem como objetivo projetar e construir um forno de aquecimento a gás (GLP e Gás Natural), utilizados por forjadores/cuteleiros para o aquecimento de barras metálicas em tratamentos térmicos. Serão esclarecidos os valores que foram utilizados para o dimensionamento do forno, com o auxílio de equações condizentes, com boa relação estequiométrica e dissipação de calor do forno. Já no que diz a respeito à fabricação, foram abordados aspectos técnicos de funcionamento, desempenho e alterações do projeto. Ao final um forno foi apresentado de modo atingir a temperatura de têmpera necessária para o material aquecido e, discutindo se as equações que foram extraídas de fato, procedem ao esclarecimento do dimensionamento, na qual o forno estabeleceu sucesso no que diz a respeito em temperatura atingida e execução de trabalho para que consequentemente seja passível de ser fabricado e vendido para cuteleiros artesãos e amantes da arte da forja.
Palavras-chaves: Cutelaria.
Tratamento Térmico.
Forja.
Idioma: Português
Data do documento: 18-Jul-2020
Numero de páginas: 26
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto e fabricação de um forno a gás para a cutelaria.pdf782 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.