Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/400
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : PROJETO E FABRICAÇÃO DE UM CABEÇOTE ANGULAR PARA USINAGEM DE RASGOS DE CHAVETAS INTERNOS EM FRESADORAS
Autor : Tasca Junior, Angelo
Advisor: Cavaler, Luiz Carlos de Cesaro
Descripción : Existem outros métodos de usinagem destes rasgos, entre eles o brochamento e a eletro erosão. Nos dois casos necessita-se de um investimento muito alto para sua implantação, entre eles: aquisição das máquinas, aquisição de ferramentas e de um profissional; se tornando inviável para pequenas empresas que trabalham com pequenas demandas de fabricação destes rasgos. Então, visando resolver estes problemas, se decidiu projetar um cabeçote angular, que adaptado numa fresadora ROMI U30 consiga usinar rasgos internos com uma velocidade de corte muito próxima que na usinagem de rasgos de chaveta em eixos.
Resumen: Com o objetivo de reduzir custos na indústria metalúrgica, mais precisamente na usinagem de rasgos de chavetas e encanelados internos, que atualmente são feitos em plainas limadoras, que são geralmente máquinas gargalos do processo de usinagem. O presente estudo baseia-se no desenvolvimento de um cabeçote angular que possibilite a usinagem destes rasgos em furos maiores ou igual a 80 mm, em uma fresadora U30. Com a utilização deste cabeçote pequenas empresas não necessitariam investir na compra de uma plaina limadora para usinagem de rasgos internos. Custos como mão-de-obra, energia elétrica, área útil disponível, instalação e principalmente tempo de usinagem seriam reduzidos significativamente, e assim aumentando a margem de lucro destas pequenas empresas. Assim, inicialmente foram desenvolvidas todas as pesquisas e cálculos necessários para o desenvolvimento do projeto, com todos os resultados levantados foi feito o dimensionamento de todos os componentes do cabeçote angular em modelamento 3D, então ele foi fabricado e testado em uma fresadora U30 para validação de todos os cálculos. Após todos os testes desenvolvidos o cabeçote angular proporcionou uma economia no tempo de usinagem de aproximadamente 77% em relação ao processo de aplainamento, que aliado ao seu baixo custo de fabricação se mostrou totalmente viável economicamente.
Palabras clave : Cabeçote angula; Fresadora; Rasgos de Chaveta; Dimensionamento.
Idioma: Português
Fecha de publicación : 18-jul-2020
Número de páginas : 36
Ámbito de conocimiento: Engenharia mecânica; Processo de Fabricação; Projetos de Sistemas Mecânicos
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Angelo Tasca Junior.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.