Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/401
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: PROJETO CONCEITUAL DE UMA BANCADA DE TESTE PARA TURBINAS AUTOMOTIVAS
Autor (es): Ghizoni Junior, Maurício
Orientador(es): Costa, Adelor Felipe da
Descrição: O trabalho apresentado tem como objetivo de projetar uma bancada de testes automotivos, apresentando cálculos de dimensionamento do fluxo de ar utilizado para que o turbo entre em rotação e dimensionamento do sistema hidráulico.
Resumo em Português: Para reduzir o consumo de combustível foi adicionado um turbo compressor nos motores, com o objetivo de ampliar seu rendimento mecânico. Com uma maior demanda desse equipamento, maior deve ser a atenção para a manutenção do mesmo, pois seu conjunto rotativo é submetido a condições extremas de rotação. Qualquer falha gerada na lubrificação pode originar desgastes prematuros ao conjunto rotativo. O estudo tem como objetivo propor uma solução para testes em turbos compressores, após a realização de reparos mecânicos no seu conjunto rotativo, já que esses testes normalmente são realizados nos motores nos quais o turbo é instalado, apresentando uma proposta de bancada para ensaio em turbos compressores, permitindo a validação do reparo realizado antes da instalação no veículo. O estudo engloba o dimensionamento dos principais componentes, mediante de embasamento teórico e modelamento das estruturas que fazem parte da bancada, no software SolidWorks®, para posterior fabricação. A bancada simula as condições extremas de trabalho, no qual o turbo compressor está submetido em situação normativa de funcionamento. O projeto aponta cálculos da vazão de ar, que entra em contato com o turbo, assim como o dimensionamento e escolha da bomba hidráulica, além de mostrar alguns componentes comerciais que serão essenciais para a sua fabricação. Este dimensionamento está levando em consideração a situação de aplicação do produto, garantido a validação dos testes, tanto no aspecto referente a segurança, quanto a eficiência do turbo compressor. Este estudo aponta que a vazão de um ventilador necessária para simular o fluxo de gases oriundos da queima, e o volume geométrico específico de uma bomba hidráulica e a vazão para manter as condições reais de pressão e funcionamento.
Palavras-chaves: Turbo Compressor. Bancada de testes. Desgaste. Lubrificante.
Idioma: Português
Data do documento: 18-Jul-2020
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Projetos mecânicos
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II -Mauricio Ghizoni Jr.pdf611,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.