Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/402
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : DESENVOLVIMENTO DE UMA ROTINA DE CÁLCULO PARA O PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA TRAVESSA DE UMA PONTE ROLANTE
Autor : Brocca, Guilherme Cardoso
Advisor: Salvador, José Luiz
Descripción : Devido as pontes rolantes serem equipamentos produzidos sob medida e com muita dificuldade na elaboração de seu projeto, a busca por uma resposta rápida e segura de um orçamento é fundamental para a concretização do serviço. Na fabricação de pontes rolantes não existem parâmetros seguros que permitem, a partir de dados básicos apresentados pela empresa solicitante, estimar com precisão seu custo (Rozzanti, 2013). Assim, torna-se arriscado apresentar um orçamento sem a realização de um anteprojeto, pois esse pode ser superestimado, com risco de não ser aceito, ou subestimado, tornando-se um grande prejuízo. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma rotina de cálculo em Excel VBA, que possa ser utilizado por qualquer profissional do ramo, visando a elaboração de um anteprojeto da viga principal de uma ponte rolante, estimando o custo de fabricação. O trabalho será desenvolvido segundo os conceitos da mecânica clássica, obedecendo os requisitos das normas ABNT NBR 8400 e ABNT NBR 8800, sendo todas as rotinas de cálculos realizadas com o auxílio das ferramentas do Excel, do qual se espera uma reposta rápida e segura.
Resumen: A movimentação de cargas, está presente nos mais variados ramos de atividades, tais como indústria, comércio, construção civil e na prestação de serviço. A ponte rolante é um equipamento muito utilizado para esse fim, movimentando cargas nos sentidos vertical, longitudinal e transversal. Por este atuar em diversas áreas, o mesmo se torna um equipamento sob medida, com um alto grau de dificuldade na elaboração de seu projeto e consequentemente na estimativa de seu custo de fabricação. Então desenvolveu-se uma rotina de cálculo baseado na norma ABNT NBR 8400 e nos conceitos da mecânica clássica aplicado ao Excel no formato VBA, do pré-dimensionamento da travessa principal da ponte rolante verificando sua segurança em relação a tensão normal, tensão de cisalhamento e flecha máxima, permitindo de forma rápida a elaboração dos custos de fabricação, sem que haja necessidade da elaboração de um projeto definitivo. Para a validação do estudo, executou-se o ensaio em elementos finitos com intuito de analisar e comparar resultados como: tensões e deslocamentos. A comparação dos cálculos com o ensaio apresentou um valor de 159 MPa calculado e 155 MPa simulado com uma aproximação de 98,38 % referindo-se a tensão normal. Em relação ao cisalhamento, os cálculos apresentaram uma tensão de 28,5 MPa enquanto a simulação indicou 31,2 MPa, sendo 320,0 MPa a tensão admissível. O deslocamento máximo calculado com intensidade de 30,03 mm ficou abaixo do valor máximo exigido pela norma de 33,33 mm, enquanto o simulado obteve uma importância de 41 mm. Corroborando com o literatura onde para vigas longas a tendência é que a tensão normal seja notavelmente maior que a de cisalhamento, sendo por ela dimensionada a viga.
Palabras clave : Dimensionamento. Projeto. Custo. Tensões. Deslocamentos.
Idioma: Português
Fecha de publicación : 18-jul-2020
Número de páginas : 32
Ámbito de conocimiento: Projetos Mecânicos
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Guilherme Cardoso Brocca_TCC_ENGMEC_FINAL.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.