Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/403
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE DOS ERROS GEOMÉTRICOS E DIMENSIONAIS NA USINAGEM DE PEÇAS COM GEOMETRIA COMPLEXA UTILIZANDO SPLINES NA GERAÇÃO DOS ESBOÇOS NO CAD 3D
Autor (es): Mattei, Micael
Orientador(es): Milanez, Alexandre
Descrição: Artigo de TCC da engenharia mecânica, referente a análise de erros geométricos e dimensionais no desenvolvimento de uma complexa através da spline.
Resumo em Português: A usinagem é uma área importante na fabricação mecânica, onde procura-se contínuas melhorias na qualidade de fabricação do produto, com a redução de custo e tempo na fabricação de peças a partir do uso do CAD/CAM. Através destes recursos busca-se maior facilidade no uso, como também uma melhor precisão no desenvolvimento de peças de geometrias complexas. Porém, durante a fabricação de peças com formas geométricas complexas, diferentes fatores podem influenciar em erros dimensionais e geométricos. Levando em consideração estes fatores e justificando o alto custo em máquinas e equipamentos, necessários para o desenvolvimento de uma geometria complexa, o objetivo deste trabalho é avaliar o modelamento de uma peça de geometria complexa na plataforma CAD, até sua inspeção final, utilizando Splines na geração do desenho CAD. Para avaliar os erros dimensionais e geométricos, foi utilizado uma máquina de medição de coordenadas para analisar as diferenças geométricas entre a peça teórica e a usinada. O estudo revelou erros que impactaram na qualidade dimensional e geométrica da peça, influenciado pelo modo de construção dos desenhos com o uso de Splines. De uma forma geral, o trabalho demonstrou as dificuldades encontradas na fabricação de geometrias complexas e que para encontrar uma solução para minimizar os possíveis erros, deve se conhecer as fontes dos erros e trabalhar para minimizar suas influências sobre o resultado final da usinagem.
Palavras-chaves: CAD/CAM
Geometrias Complexas
Precisão na Usinagem
Splines
Idioma: Português
Data do documento: 19-Jul-2020
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Micael Mattei - Versão Final.pdf689,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.