Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/405
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO OBSERVACIONAL PARA SELEÇÃO DE SENSORES DE DISTÂNCIA EM MEDIÇÕES ESTÁTICAS E DINÂMICAS
Autor (es): Zanette, Matheus Fontana
Orientador(es): Curi, Elvys Isaias Mercado
Descrição: O estudo teve como objetivo desenvolver uma metodologia, para classificação de sensores de distância utilizados em medições estáticas ou dinâmicas, baseando-se no método de estudo observacional, analisando os dados por meio de modelos estatísticos, caracterizando a precisão, exatidão e incerteza dos sensores estudados.
Resumo em Português: A qualidade dos dados obtidos por um instrumento de medição é de fato um parâmetro decisivo no momento da sua seleção. Assim, o estudo de um método capaz de caracterizar níveis de precisão e incerteza de determinado instrumento de forma prática e consistente no ambiente industrial, se mostra muito útil e necessário quando não se possui informações suficientemente confiáveis do real estado de funcionamento deste. O trabalho almejou a aplicação de uma metodologia para classificação de sensores de distância de baixo custo utilizados em medições estáticas e dinâmicas, baseando-se no método de estudo observacional e analisou-se os dados utilizando modelos estatísticos, caracterizando a precisão, exatidão e incerteza dos sensores estudados. Os ensaios de medições estáticas foram realizados em dois sensores ultrassônicos e um sensor infravermelho utilizando bancadas projetadas com aproximadamente 400 mm. Já os ensaios dinâmicos, foram realizados com o sensor infravermelho em uma esteira com velocidade controlada. Os ensaios apresentaram resultados positivos e foi possível observar, por meio de gráficos, o comportamento sistemático e aleatório dos sensores. Verificou-se a presença de diferentes níveis de incerteza e erros sistemáticos para diferentes faixas de medição, recomendando-se o uso restrito à certas faixas de acordo com a tolerância que o processo requerer. Observou-se ainda que a incerteza da medição está diretamente ligada à repetibilidade, resolução do instrumento e qualidade do padrão de referência. Estudos futuros poderiam aprofundar-se na capacidade de medição dinâmica de sensores, bem como a utilização da metodologia proposta à outras áreas como medição de temperatura, pressão e etc.
Palavras-chaves: Metrologia
Estudo Observacional
Sensores
Incerteza de medição
Idioma: Português
Data do documento: 9-Jul-2020
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Instrumentação e Metrologia
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Fontana Zanette - Artigo TCC FINAL.pdf680,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.