Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/407
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DO REVESTIMENTO FeCrNiMo FABRICADO POR LASER METAL DEPOSITION SOB DESLIZAMENTO LUBRIFICADO COM ÓLEOS HIDRÁULICOS BIODEGRADÁVEIS
Authors: Luz, Éddie Magnus da
Advisor: Castro, Richard de Medeiros
Description: Tomando como tópico de estudo a Tribologia relacionada com a crescente preocupação sobre as questões ambientais, neste âmbito, será realizado um estudo do comportamento tribológico de materiais utilizados na construção de componentes hidráulicos.
Abstract: Para melhorar o desempenho e reduzir o consumo de energia em máquinas, a correta seleção de óleos lubrificantes e das superfícies de contato se faz necessária. Por essa razão, a engenharia de superfície vem propondo novas técnicas de deposição e revestimentos, aos quais seu comportamento tribológico ainda não são totalmente conhecidos, como é o caso da utilização de fluidos biodegradáveis em sistemas hidráulicos. Neste sentido, o presente trabalho analisa o comportamento do óleo mineral - HLP e dos óleos biodegradáveis - HEPR e HETG, submetidos a um deslizamento com pinos confeccionados em PTFE e Al2O3, contra um substrato plano revestido com FeCrNiMo pelo processo de Laser Metal Deposition. Este processo vem se revelando uma alternativa interessante na substituição do cromo duro que tem mostrado efeitos negativos a saúde humana. Para avaliar o desempenho desta combinação de lubrificantes biodegradáveis com superfícies de menor impacto ambiental, realizou-se ensaios de deslizamento em um tribômetro pino sobre o disco, modificando as cargas, com o intuito de avaliar os regimes de lubrificação e o desgaste. Os testes apresentaram que os valores médio dos coeficientes de atrito foram de μHETG = 0,072, μHLP = 0,026, μHEPR = 0,011 com os regimes de lubrificação bem definidos. A espessura mínima de filme hmin foi 12 % e 55 % maior para os óleos HLP e HEPR em relação ao HETG, respectivamente. Na análise do desgaste, notase que as maiores concentrações de aditivos Zn e P, encontrados no HEPR, reduziram o dano na superfície. Os principais mecanismos de desgaste identificados na superfície da liga FeCrNiMo foram de riscamento, microtrinca, microssulco e destacamento. Também o maior volume removido do revestimento foi com o uso do óleo vegetal HETG, cerca de 41 % a mais do que o HEPR.
Keywords: Consumo de energia. Laser Metal Deposition. FeCrNiMo. Óleo biodegradável. Desempenho Tribológico.
Language: Português
Issue Date: 7-Jul-2020
Number of Pages: 31
Field of Knowledge: Tribologia e Materiais
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eddie Magnus da Luz.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.