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dc.contributor.advisorCastro, Richard de Medeiros-
dc.contributor.authorLuz, Éddie Magnus da-
dc.date.accessioned2020-07-21T22:16:27Z-
dc.date.available2020-07-21T22:16:27Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/407-
dc.descriptionTomando como tópico de estudo a Tribologia relacionada com a crescente preocupação sobre as questões ambientais, neste âmbito, será realizado um estudo do comportamento tribológico de materiais utilizados na construção de componentes hidráulicos.pt_BR
dc.description.abstractPara melhorar o desempenho e reduzir o consumo de energia em máquinas, a correta seleção de óleos lubrificantes e das superfícies de contato se faz necessária. Por essa razão, a engenharia de superfície vem propondo novas técnicas de deposição e revestimentos, aos quais seu comportamento tribológico ainda não são totalmente conhecidos, como é o caso da utilização de fluidos biodegradáveis em sistemas hidráulicos. Neste sentido, o presente trabalho analisa o comportamento do óleo mineral - HLP e dos óleos biodegradáveis - HEPR e HETG, submetidos a um deslizamento com pinos confeccionados em PTFE e Al2O3, contra um substrato plano revestido com FeCrNiMo pelo processo de Laser Metal Deposition. Este processo vem se revelando uma alternativa interessante na substituição do cromo duro que tem mostrado efeitos negativos a saúde humana. Para avaliar o desempenho desta combinação de lubrificantes biodegradáveis com superfícies de menor impacto ambiental, realizou-se ensaios de deslizamento em um tribômetro pino sobre o disco, modificando as cargas, com o intuito de avaliar os regimes de lubrificação e o desgaste. Os testes apresentaram que os valores médio dos coeficientes de atrito foram de μHETG = 0,072, μHLP = 0,026, μHEPR = 0,011 com os regimes de lubrificação bem definidos. A espessura mínima de filme hmin foi 12 % e 55 % maior para os óleos HLP e HEPR em relação ao HETG, respectivamente. Na análise do desgaste, notase que as maiores concentrações de aditivos Zn e P, encontrados no HEPR, reduziram o dano na superfície. Os principais mecanismos de desgaste identificados na superfície da liga FeCrNiMo foram de riscamento, microtrinca, microssulco e destacamento. Também o maior volume removido do revestimento foi com o uso do óleo vegetal HETG, cerca de 41 % a mais do que o HEPR.pt_BR
dc.format.extent31pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofTribologia e Materiaispt_BR
dc.subjectConsumo de energia. Laser Metal Deposition. FeCrNiMo. Óleo biodegradável. Desempenho Tribológico.pt_BR
dc.titleCOMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DO REVESTIMENTO FeCrNiMo FABRICADO POR LASER METAL DEPOSITION SOB DESLIZAMENTO LUBRIFICADO COM ÓLEOS HIDRÁULICOS BIODEGRADÁVEISpt_BR
dc.typeArtigos (TCC)pt_BR
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