Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/408
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: AVALIAÇÃO DO DESGASTE E SUBSTITUIÇÃO DO MATERIAL DO REVESTIMENTO INTERNO DO GRANULADOR DE MASSA UTILIZADO NA INDUSTRIA CERÂMICA
Authors: Rolt, Lucas Zanoni de
Advisor: Marcello, Reginaldo Rosso
Description: Trabalho voltado para aplicações de materiais utilizados na indústria cerâmica, focado na máquina chamada de granulador de massa ou umidificador de massa, que é utilizado no processo via seca.
Abstract: A indústria cerâmica tem evoluído no Brasil nos últimos anos e muito atrelado ao processo de fabricação via seca. Junto da implementação desse processo surgem demandas por peças de reposição que tenham bom desempenho com menores custos. O estudo do presente trabalho está relacionado ao granulador umidificador de massa cerâmica, utilizado no processo via seca. O revestimento de politetrafluoretileno (teflon) do presente estudo se encontra na parte interna do granulador, e o qual está submetido a desgaste acelerado. O objetivo é alterar o material do revestimento para polietileno de ultra alta densidade (UHMW) natural ou de baixo atrito, a fim de obter um melhor desempenho. Para isso foi realizado ensaios de abrasão e de erosão nas amostras. Para o ensaio erosivo utilizou-se um equipamento de jateamento para simular o desgaste. O desgaste foi avaliado via equação de perda volumétrica para ambos os casos. Os ensaios convergiram para uma perda volumétrica menor nas amostras de UHMW em comparação com o politetrafluoretileno.
Keywords: Desgaste, erosão, UHMW, politetrafluoretileno, teflon, granulador
Language: Português
Issue Date: 20-Jul-2020
Number of Pages: 28
Field of Knowledge: Materiais
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC II - LUCAS DE ROLT Rev3.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.