Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/408
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: AVALIAÇÃO DO DESGASTE E SUBSTITUIÇÃO DO MATERIAL DO REVESTIMENTO INTERNO DO GRANULADOR DE MASSA UTILIZADO NA INDUSTRIA CERÂMICA
Autor (es): Rolt, Lucas Zanoni de
Orientador(es): Marcello, Reginaldo Rosso
Descrição: Trabalho voltado para aplicações de materiais utilizados na indústria cerâmica, focado na máquina chamada de granulador de massa ou umidificador de massa, que é utilizado no processo via seca.
Resumo em Português: A indústria cerâmica tem evoluído no Brasil nos últimos anos e muito atrelado ao processo de fabricação via seca. Junto da implementação desse processo surgem demandas por peças de reposição que tenham bom desempenho com menores custos. O estudo do presente trabalho está relacionado ao granulador umidificador de massa cerâmica, utilizado no processo via seca. O revestimento de politetrafluoretileno (teflon) do presente estudo se encontra na parte interna do granulador, e o qual está submetido a desgaste acelerado. O objetivo é alterar o material do revestimento para polietileno de ultra alta densidade (UHMW) natural ou de baixo atrito, a fim de obter um melhor desempenho. Para isso foi realizado ensaios de abrasão e de erosão nas amostras. Para o ensaio erosivo utilizou-se um equipamento de jateamento para simular o desgaste. O desgaste foi avaliado via equação de perda volumétrica para ambos os casos. Os ensaios convergiram para uma perda volumétrica menor nas amostras de UHMW em comparação com o politetrafluoretileno.
Palavras-chaves: Desgaste, erosão, UHMW, politetrafluoretileno, teflon, granulador
Idioma: Português
Data do documento: 20-Jul-2020
Numero de páginas: 28
Área do Conhecimento: Materiais
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - LUCAS DE ROLT Rev3.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.