Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/409
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: PROJETO DE UMA MÁQUINA DE ENSAIO PARA CARCAÇA DE CORREIAS TRANSPORTADORAS DE TECIDO EP (POLYESTER/NYLON)
Autor (es): Rosa, Marcos Paulo Souza da
Orientador(es): Peruch, Fabio
Descrição: Artigo referente ao Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, sobre o projeto de uma máquina de ensaios para carcaça de correais transportadoras.
Resumo em Português: O ensaio de materiais é o precursor dos mais diversos tipos de projetos dentro e fora da engenharia. Conhecer e especificar as características de um material é de extrema importância para se obter um produto de qualidade. Existem diversos tipos de ensaios para a caracterização de materiais como: tração, compressão, dureza, impacto e diversos outros. No setor de correias transportadoras um dos atributos mais importantes é a resistência a tração. Tendo em vista um aumento do número de ensaios referentes a correias e borrachas, realizados nos laboratório da instituição, e o fato de existir apenas uma máquina de ensaios, se propôs o projeto de uma máquina de ensaios especifica para o ensaio de carcaça de correias transportadoras do tipo EP, visando no futuro utiliza-la para ensaios específicos, tendo a outra máquina sendo utilizada para outros ensaios. Para realizar um projeto bem estruturado é necessário a utilização de diversas ferramentas da engenharia. Para a realização desse trabalho foram utilizados: cálculos dimensionais básicos para os componentes, utilização de Desenho Assistido por Computador (CAD), cálculos analíticos e Análise pelo Método de Elementos Finitos (FEA). Objetivo do trabalho é projetar uma máquina compacta de ensaio de tração, para futura utilização no Laboratório de Caracterização Microestrutural. Foram realizados cálculos de dimensionamentos para os principais itens de movimentação da máquina, como polias e correias, guias lineares e fusos de esfera. Foram observados os pontos críticos e utilizados os métodos de cálculo analítico e análise por elementos finitos por meio do software Ansys®. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, e as ferramentas utilizadas se mostraram uteis. Em uma situação futura pode-se dar sequência a este projeto realizando a construção e a instrumentação do mesmo.
Palavras-chaves: Ensaio de tração
Máquina de ensaios
Elementos de máquina
Projetos de máquinas
Idioma: Português
Data do documento: 8-Jul-2020
Numero de páginas: 31
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica / Projetos Mecânicos
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Marcos Paulo Souza da Rosa -Final-convertido.pdf891,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.