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Tipo de Obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTUDO COMPARATIVO DE TEMPERABILIDADE PARA A SUBSTITUIÇÃO DO AÇO SAE 1045 POR UM AÇO SAE 4140 APLICADO A ENGRENAGENS FUNDIDAS
Autor (es): Gonçalves, Emerson Maximiano Gonçalves
Orientador(es): Milanez, Alexandre Milanez
Descrição: Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da UNISATC, como requisito parcial para à obtenção do título de Mestre em Engenharia Metalúrgica. Área de concentração: Processos de Fabricação e seleção de materiais.
Resumo em Português: Na escolha do aço para fabricação de engrenagens pelo processo de fundição, considera-se o custo final da peça como um fator importante de análise. Porém a durabilidade da engrenagem é um item importante, que impacta na confiabilidade da peça em operação. Para aumentar a durabilidade da engrenagem é aplicado um tratamento térmico de têmpera, e posteriormente revenimento. Sendo assim, avaliar a temperabilidade do material utilizado na sua fabricação e seu efeito sobre a microestrutura é de suma importância. Para analisar a temperabilidade de um material, é comum utilizar o ensaio Jominy aliado ao ensaio metalográfico. Aliado ao tratamento térmico, a seleção correta do material de fabricação da engrenagem impacta diretamente na durabilidade da peça, buscando diminuir os custos de fabricação de engrenagem. Neste trabalho serão analisadas duas categorias de aços comumente utilizadas para fabricação de engrenagem, comparando suas características metalúrgicas a fim de avaliar a possível substituição de uma engrenagem fabricada em aço SAE-1045 por uma em aço SAE-4140. As ligas ASTM A – 958 Aço 1045 Grau 90/60 e ASTM A – 958 Aço 4140 Grau 90/60 utilizadas neste estudo são capazes de atingir os valores mínimos de propriedades mecânicas que uma engrenagem fundida necessita para operação segundo a norma e os pré-requisitos do cliente. Os resultados indicam que uma engrenagem fabricada em aço fundido SAE-4140 terá melhor desempenho em operação do que a mesma engrenagem fabricada em aço fundido SAE-1045, devido ao seu melhor equilíbrio microestrutural pós tratamento térmico.
Resumo em Língua Estrangeira: When choosing steel to manufacture gears through the casting process, the final cost of the part is considered an important factor of analysis. However, the durability of the gear is an important item, which impacts the reliability of the part in operation. To increase the durability of the gear, a heat treatment of hardening is applied, and subsequently tempering. Therefore, evaluating the hardenability of the material used in the manufacture and its effect on the microstructure is of paramount importance. To analyze the hardenability of a material, it is common to use the Jominy test combined with the metallographic test. Combined with heat treatment, the correct selection of the gear manufacturing material directly impacts the part's durability, seeking to reduce the gear manufacturing costs. In this work, two categories of steels commonly used for gear manufacturing will be analyzed, comparing their metallurgical characteristics to evaluate a possible replacement of a gear made of SAE-1045 steel for one of SAE4140 steel. The alloys ASTM A - 958 Steel 1045 Grade 90/60 and ASTM A - 958 Steel 4140 Grade 90/60 used in this study are capable of achieving the minimum values of mechanical properties that a cast gear needs to be in operation according to the standard and the prerequisites of the client. The results indicate that a gear made of cast steel SAE-4140 will perform better in operation than the same gear made of cast steel SAE-1045, due to its best microstructural balance after heat treatment.
Palavras-chaves: Ensaio Jominy
Fabricação de engrenagem por fundição
Tratamento térmico de têmpera.
Idioma: Português
Data do documento: 10-Dez-2021
Numero de páginas: 79
Área do Conhecimento: Processos de Fabricação.
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