Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/477
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: TABELA DINÂMICA PARA O CÁLCULO DA POTÊNCIA EM UM SISTEMA POR TRANSMISSÃO DE CORREIAS NO TRANSPORTE DE PEÇAS CERÂMICAS
Autor (es): Medeiros, Gustavo Menegaz
Orientador(es): Curi, Elvys Isaias Mercado
Descrição: Estudo para elaboração de uma tabela dinâmica para o cálculo da potência em um sistema por transmissão de correias no transporte de peças cerâmicas.
Resumo em Português: O transporte de peças cerâmicas é realizado, em sua maioria, por meio de um sistema de transmissão de correias trapezoidais suportados por guias de arraste, onde seu tracionamento geralmente é realizado por motorredutores. Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de um projeto de transmissão de peças em uma linha cerâmica, este estudo analisa os principais componentes de um sistema de transmissão, com foco na automatização do cálculo da potência necessária para tracionar o sistema, evitando seu sobredimensionamento, e reduzindo o consumo de energia. O cálculo otimizado utiliza uma tabela dinâmica elaborado no software Microsoft Excel®. Com este método o projetista pode entrar com as variáveis, e a partir dos dados inseridos, o programa calculará a potência necessária para tracionar o sistema, considerando o número de peças e a massa destas, procurando a otimização da energia consumida, de modo que o projeto seja eficiente e econômico. Para validação dos cálculos obtidos através da tabela dinâmica, foi construído uma bancada de testes, simulando um trecho de linha cerâmica, onde realizou-se os ensaios com variação do número de peças tracionadas e a frequência de trabalho, e por meio da medição da corrente no motor, foi possível descobrir a potência utilizada no sistema para cada ensaio, possibilitando a comparação dos valores obtidos na tabela dinâmica. Por meio dos testes práticos, foi possível analisar o funcionamento do sistema e ajustar os parâmetros necessários para o cálculo da potência. A tabela dinâmica se mostrou eficiente na troca rápida de parâmetros, possibilitando a simulação de diferentes combinações de valores, e o cálculo da potência de forma instantânea. Os resultados encontrados alcançaram valores muito próximos aos extraídos da bancada de testes, evidenciando a confiabilidade e a validação do estudo.
Palavras-chaves: Potência. Transmissão. Correia. Cerâmica. Transporte.
Idioma: Português
Data do documento: 2-Dez-2022
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Projetos Mecânicos
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Menegaz Medeiros - TCC - 02-12-2022.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.