Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/601
Tipo de Obra: Relatório de Estágio
Título: DIMENSIONAMENTO DA POTÊNCIA DE ACIONAMENTO PARA TANQUE AGITADOR DE PÁS RETAS E INCLINADAS
Autor (es): Pierini, Joana Lourenço
Orientador(es): Marcello, Reginaldo Rosso
Descrição: Relatório final de estágio supervisionado.
Resumo em Português: A utilização de moto redutores, cresce de forma ascendente com a indústria 4.0, sendo aplicado em diversos sistemas para automatização de equipamentos. Dentre as operações beneficiadas pela aplicação de redutores, estão os sistemas que promovem agitação e mistura de fluidos. Os tanques agitadores/ misturadores estão presente em diversos setores da indústria, sendo dimensionados especificamente para cada caso, e, então, fornecidos em diversas dimensões compatíveis ao fluído a ser agitado/ misturado. O estudo apresenta os conceitos de agitação e mistura, os modelos de impelidores comumente comercializados e o equacionamento empírico necessário para determinar a potência de acionamento de um tanque agitado. É relatado então, o dimensionamento de dois tanques agitados, com impelidores de pás retas e inclinadas, e, para diferentes fluidos. Conseguinte, é verificado os números adimensionais equacionados com os pré-existente em estudos anteriores, e, então, selecionado o moto redutor coroa/ sem fim ideal para cada aplicação.
A utilização de moto redutores, cresce de forma ascendente com a indústria 4.0, sendo aplicado em diversos sistemas para automatização de equipamentos. Dentre as operações beneficiadas pela aplicação de redutores, estão os sistemas que promovem agitação e mistura de fluidos. Os tanques agitadores/ misturadores estão presente em diversos setores da indústria, sendo dimensionados especificamente para cada caso, e, então, fornecidos em diversas dimensões compatíveis ao fluído a ser agitado/ misturado. O estudo apresenta os conceitos de agitação e mistura, os modelos de impelidores comumente comercializados e o equacionamento empírico necessário para determinar a potência de acionamento de um tanque agitado. É relatado então, o dimensionamento de dois tanques agitados, com impelidores de pás retas e inclinadas, e, para diferentes fluidos. Conseguinte, é verificado os números adimensionais equacionados com os pré-existente em estudos anteriores, e, então, selecionado o moto redutor coroa/ sem fim ideal para cada aplicação.
Palavras-chaves: Redutor
Tanque
Agitação
Mistura
Potência
Idioma: Português
Data do documento: Jul-2020
Numero de páginas: 32
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Relatório de Estágio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana Lourenço Pierini.pdf832,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.