Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/624
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE NA SUBSTITUIÇÃO DAS RESINAS POLIAMIDA E MALEICA POR POLIURETANA EM TINTAS DA LINHA GELO NA FLEXOGRAFIA
Autor (es): Recco, Luiz Henrique da Silva
Orientador(es): Marques, Carolina Resmini Melo
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: A tinta flexográfica é composta por imagens com múltiplas cores,impressas com o objetivo de embelezar e dar resistência ao substrato onde é impressa como, por exemplo, embalagens de iogurte, ração animal e produtos de limpeza. As tintas são estruturadas principalmente por resinas, pigmentos e solventes, sendo necessária a adição de aditivos para atender uma resistência físico-química específica da linha, como por exemplo na linha gelo, a resistência a gordura e umidade. Tendo em vista que as resinas poliamida e fumárica são utilizadas para a produção desta, e por serem mais caras que outras resinas, o presente trabalho visa a possibilidade da substituição dessas pela resina poliuretana, visando manter a resistência físico-química da linha gelo, além da diminuição de custo de produção. Para isso, utilizou-se um plano estratégico para o desenvolvimento de uma nova formulação, verificando a influência de cada componente químico na propriedade da tinta. Os resultados do trabalho apontam que a substituição das resinas fumárica e poliamida pela poliuretana mostra-se uma alternativa eficaz para redução do custo de produção das tintas da linha gelo, além de manter a resistência a gordura e umidade. Propriedades primárias como secagem, viscosidade, brilho, cobertura e fricção não foram comprometidas com as alterações necessárias nas formulações, o que veio a confirmar a qualidade da tinta desenvolvida neste estudo.
Palavras-chaves: Resinas
Poliuretano
Tinta Flexográfica
Custo de Produção
Resistência
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2020
Numero de páginas: 26
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Henrique da Silva Recco.pdf604,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.