Política do Repositório Institucional da SATC

logo satc

O uso do Repositório Institucional da SATC e seu conteúdo está sujeito aos termos e condições presentes nesta política bem como a todas as leis aplicáveis. Ao utilizar RI-SATC e/ou seus conteúdos, o usuário aceita e concorda com as diretivas deste documento.


DEFINIÇÃO

O Repositório Institucional da SATC é um conjunto de serviços de informação para o gerenciamento, armazenamento e a disseminação de documentos em formato digital produzidos no universo das atividades de pesquisa e ensino da instituição.

O conteúdo do repositório é composto por coleções de materiais de caráter técnico-científico provenientes das atividades do corpo técnico, docente e administrativo da SATC. O software livre utilizado é o DSpace. O material colocado à disposição no repositório é selecionado e armazenado em comunidades e coleções orientadas pela estrutura e atividades específicas da instituição.

Produção científica é aquela constituída de resultados de pesquisa consolidados e disseminados em canais de comunicação científica que tenham revisão por pares ou que tenham obtido aprovação de um comitê científico.

Metadado é o conjunto de elementos que descrevem as informações contidas em um recurso, com o objetivo de possibilitar sua busca e recuperação (autor, local, ano civil, palavra-chave).


MISSÃO E ESCOPO DO RI-SATC

O repositório institucional tem como missão:

O RI-SATC pode abrigar todo tipo de material científico sempre e quando:


COMUNIDADE DE USUÁRIO

Para efeito deste documento, comunidade de usuários é aquela constituída por seus colaboradores, professores, pesquisadores, bolsistas e alunos de graduação e pós-graduação vinculados a SATC.


PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACEITA NO REPOSITÓRIO

PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DESOBRIGADOS DE DEPÓSITO

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS DOCUMENTOS AUTOARQUIVADOS

Fica a cargo dos coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, coordenadores de laboratórios e chefes de pesquisa a avaliação dos materiais autoarquivados pela Comunidade de Usuários, e deve atender os critérios:


ASPECTOS ÉTICOS

À gestão institucional é reservado o direito de remover, sem aviso prévio, todos os comentários ou o conteúdo das coleções que desrespeitem as regras de uso ético e/ou infrinjam a legislação vigente. Se um registro é razoavelmente inseguro ou fere os princípios éticos da instituição, ele será removido do repositório.


DIREITOS AUTORAIS E OUTRAS QUESTÕES JURÍDICAS

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da RI - Repositório Institucional SATC, ficando sua reimpressão total ou parcial, consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada no RI-SATC.


OS FORMATOS DE ARQUIVOS COMPATÍVEIS COM O REPOSITÓRIO

O RI-SATC permitirá a postagem de documentos no formato PDF. Os documentos que forem postados em outro formato serão descartados

A fim de garantir a preservação do acesso a longo prazo, o repositório apoiará um subconjunto de formatos de acesso e irá gerenciá-los de modo ativo. Todos os itens armazenados no RI-SATC serão preservados como estão, em formato PDF. Enquanto existir um aplicativo capaz de ler os arquivos, eles poderão ser acessados.


Parcialmente baseada na Política do Repositório Digital da Universidade Federal de Minas Gerais.