Ajuda Repositório SATC

O Repositório Institucional da SATC, objetiva a salvaguarda e divulgação da produção científica de pesquisadores, discentes e docentes. Tornando acessível a produção científica e acadêmica da instituição a toda comunidade, seguindo o movimento pelo Acesso Livre à Informação.

O conteúdo do repositório está organizado por comunidades e coleções. Aqui você pode encontrar artigos de TCC, artigo de periódico, artigo de evento, relatório de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, monografia, livro e capítulo de livro.



+ Navegar no repositório SATC

Navegar Permite que você percorra uma lista de itens em uma ordem específica:

Navegar por comunidade/coleção permite que você percorra as comunidades em ordem alfabética e deixa que você veja as subcomunidades e coleções dentro de cada comunidade.

Navegar por título permite que você percorra uma lista com todos os títulos em ordem alfabética.

Navegar por autor permite que você percorra uma lista com todos os autores em ordem alfabética.

Navegar por palavras-chave permite que você percorra uma lista em ordem alfabética com as palavras-chaves atribuídas aos itens.

Navegar por data permite que você veja uma lista com todos os itens em ordem cronológica.

Você pode se cadastrar no repositório para:

Submeter é a função que permite aos usuários adicionar um item ao repositório. O processo de submissão inclui preencher informações sobre o documento em um formulário e carregar o(s) arquivo(s). Cada comunidade estabelece sua própria política.

Meu espaço é a página pessoal mantida para cada membro cadastrado no repositório. Está página pode conter uma lista dos itens que estão em processo de submissão para um determinado membro, ou uma lista de tarefas dos itens que precisam de atenção como, por exemplo, edição, revisão ou verificação. Esta página também mantém informação sobre serviços pessoais oferecidos pelo repositório, como notificação por e-mail quando um novo item é adicionado a uma coleção.

Editar perfil permite mudar sua senha, além de atualizar informações como nome, sobrenome, telefone e outras.


+ Busca no repositório SATC

Para buscar em todo o repositório, use a caixa de pesquisa na parte superior da barra de navegação.

Search Box

O resultado da busca oferece uma nova caixa de pesquisa que pode limitar sua pesquisa a uma comunidade ou coleção específica.

Search Box

O repositório utiliza o mecanismo de busca Jakarta Lucene . Confira algumas informações importantes sobre a pesquisa:

As palavras que você usar na caixa de pesquisa serão pesquisadas nos campos de título, autor, conteúdo do resumo/abstract, etc e podem também ser feitas no texto completo de acordo com as configurações do repositório.

Palavras que não são utilizadas na pesquisa - Stop Words
Algumas palavras não são utilizadas nas pesquisas, tais como: artigos, preposições e conjunções. Algumas dessas palavras estão listadas abaixo:

"a", "as" , "o" , "os" , "de" , "para" , "se" , "em" , "até" , "e" , "no"

"is" ,"it" ,"na" , "não" , "ou" , "cada" , "um" , "uma"

Truncagem
Use um asterisco (*) depois de um pedaço de palavra indicando que quer pesquisar por itens que tenham palavras começadas por fragmento de palavra:

   Irá recuperar palavras como: informal, informação...

Recuperar variações morfológicas - Stemming
O motor de busca expande automaticamente palavras com terminações comuns para incluir palavras no plural e/ou flexionadas.

Pesquisa por frase
Para pesquisar termos compostos ou frase, coloque-os entre aspas duplas ("). Exemplo: "repositório institucional".

Correspondência exata de palavras
Coloque um sinal de adição (+) antes da palavra se ela deve aparecer no resultado de busca. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, a palavra "digital" é opcional, mas a palavra "repositório" deve aparecer no resultado.

Eliminar itens com palavras indesejadas
Coloque um sinal de subtração (-) antes da palavra que não deve aparecer no resultado da busca. Alternativamente, você pode usar o operendo booleano NOT. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, aparecerão os itens contendo a palavra "repositório", exceto as que também contenham a palavra "digital".

  or  

Busca Booleana

Os operadores booleanos são usados para combinar termos. Note que eles devem ser usados em LETRAS MAIÚSCULAS

AND - para limitar a busca e encontrar itens contendo todas as palavras ou frases, combine com esse operador. Exemplo:

Recupera todos os itens que contêm AMBAS as palavras "carvão" e "limpo".

OR - para ampliar as buscas para encontar itens que contenham qualquer uma das palavras ou frases que cercam esse operador

Recupera todos os itens que contêm as palavras "ciência" ou "tecnologia".

NOT - para excluir itens contendo a palavra que segue esse operador.

Recupera todos os itens que contêm a palavra "repositório" EXCETO as que contêm a palavra "digital".

Parênteses podem ser usados na busca para agrupar termos de pesquisa e os operadores poderem ser usados nos grupos.


+ Logar no repositório SATC

Para acessar algumas áreas é necessário estar cadastrado no repositório. O cadastro pode ser feito por qualquer usuário. Algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, como para submeter itens.
Para se cadastrar basta clicar em "Meu espaço". Em seguida, clique em "Usuário novo?Clique aqui para se registrar" e siga as instruções. Depois de registrado, volte ao "Meu espaço" informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em "Entrar"


+ Submeter para o repositório SATC

Escolha a coleção

Caso seja a primeira vez que você vai submeter um arquivo ao repositório a seguinte mensagem será exibida: "Você não está autorizado a depositar em nenhuma coleção." Entre em contato com o administrador do repositório e informe para qual comunidade você deseja à autorização para submeter seus arquivos.
OBS: O usuário deve obrigatóriamente acessar com o e-mail e senha da instituição SATC

Barra de progresso

Na parte superior da página de submissão, você encontra 5 figuras que representam o fluxo de submissão (essas figuras mostram em que etapa está no momento). As figuras mudarão de cor conforme as etapas de submissão estão sendo concluídas. Depois de ter iniciado, você também pode usar esses botões para navegar para frente e para trás dentro do processo de submissão clicando sobre eles (sem perder dados já preenchidos).

Progress Bar

Selecione a coleção:

Clique na seta à direita da caixa dropdown para ver a lista de coleções. Mova o mouse para a coleção na qual você deseja adicionar o item e clique.

(Se lhe for negada a permissão para enviar para a coleção que você escolher, entre em contato com o administrador do repositório.

Clique no botão "Próximo" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para salvar ou cancelar sua submissão.

Pausa durante o processo de submissão:

Em qualquer ponto do processo de submissão pode-se parar a tarefa e retomá-la depois através do botão "Cancelar/Salvar". As informações digitadas serão guardadas e podem ser recuperadas no "Meu espaço" informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em "Entrar".


+ Descrevendo seu trabalho durante a submissão

As informações que forem preenchidas nas próximas telas formarão o registro de metadados que permitirá aos usuários recuperar o item utilizando motores de busca. Quanto mais completo os metadados, mais recuperável seu item será.

Autor:

Pode ser uma pessoa, empresa ou serviço responsável pela criação ou contribuição para o conteúdo do item. Ao clicar no botão "Adicionar Mais" você pode adicionar tantos autores, conforme necessário, caso esta opção esteja abilitada. Exemplos:

Author submit

Se o autor for uma organização, use a última caixa de entrada de sobrenome para o nome da organização:

author submit


Título:

Digite o título completo e adequado através do qual este item deve ser conhecido. Todos os itens do repositório devem ter um título!

title submit


Data de publicação:

Se seu artigo foi publicado anteriormente ou tornado público, introduzir a data desse evento aqui. É obrigatório o preenchimento da data completa, dia mês e ano.

date of issue


 

Instituição publicadora:

Selecione o nome da instituição publicadora deste item.


Identificador - ISBN:

Informe o padrão de numeração internacional do livro. Ex: 0-1234-5678-9


Tipo de obra:

Selecione o tipo de obra que melhor se adequa ao seu trabalho. Sendo este o mesmo nome da coleção a qual você está submetendo.

typeWork


Idioma:

Selecionar o idioma do conteúdo intelectual do seu item. Clique na seta à direita da caixa suspensa para ver uma lista de idiomas comumente usados para publicações, por exemplo:

language


Palavras-chave:

Por favor, indique as palavras-chave apropriadas para descrever este item, do geral para o específico. Quanto mais palavras você fornecer, mais provável que os usuários sejam capazes de encontrar este item em suas pesquisas. Use uma caixa de entrada para cada palavra ou expressão. Você pode obter mais caixas de entrada, clicando no botão "Adicionar mais". Exemplos:

keywords


Resumo em Português e Inglês:

Você pode digitar ou copiar e colar o resumo do trabalho que está depositando, para ambos os tipos de resumo. Não há limite de caracteres para o texto do resumo.

abstracts


Número de páginas:

Você deve informar o número de páginas que o seu trabalho tem.

abstracts


Descrição:

Aqui você deve descrever o item que está sendo submetido ou colocar algum comentário de interesse dos usuários.

abstracts


Nota: dependendo do item a ser submetido os metadados diferem, podendo conter estes ou outros tipos de campos a serem preenchidos.


+ Vocabulário controlado na submissão

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de determinados tipos de conteúdos ou assunto. Estes são mantidos pelos organismos de normalização, a fim de padronizar a forma que os materiais semelhantes são categorizados nos arquivos.
Categorizar com precisão um documento usando um vocabulário controlado aumenta a probabilidade de resultados relevantes serem recuperados aos usuários na pesquisa.
Para digitar um termo de vocabulário controlado na forma, selecione "Categorias de assuntos" debaixo do campo de entrada. Isto irá abrir uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar as listas de vocabulário, como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para a sua submissão. Depois de ter encontrado o termo que você deseja entrar, basta clicar sobre ele, e ele será inserido automaticamente no formulário de submissão e a janela pop-up será fechada. Você pode adicionar quantos termos categoria de assunto que quiser no formulário. Use "Adicionar mais" à direita para gerar mais caixas de entrada.


+ Carregar um arquivo no momento da submissão

Existem dois métodos para carregar um arquivo que deseja depositar:

  1. É possível arrastar o arquivo até a parte indicada

  2. Ou clicando em "Selecione um arquivo ou arraste arquivos..." onde você pode navegar através de seus diretórios e pastas até encontrar o arquivo que deseja enviar.

Uma vez que o nome do arquivo correto está na caixa de entrada, clique no botão "Próximo" para continuar.


+ Formatos de arquivos

Para arquivar e dar acesso adequadamente a um arquivo, precisamos saber em que formato está, por exemplo, "PDF". O software permite que sejam adicionados arquivos em outros formatos além do acima mencionado, mas apenas arquivos no formato "PDF" serão aceitos no repositório.

Arquivo carregado

Depois de ter carregado um arquivo, verifique as informações na tabela para se certificar de que está correto. Há mais duas formas de verificar se seus arquivos foram enviados corretamente:

Quando todos os arquivos para este item forem carregados com êxito, clique no botão "Próximo".

Checksums

O DSpace gera um código denominado checksum padrãoo MD5, que é usado para verificar a integridade dos dados transmitidos; Pode-se utilizar esse número para verificar se o arquivo foi carregado corretamente comparando com o checksum fornecido pelo computador fonte do arquivo.
Caso queira verificar a integridade do arquivo com o checksums, clique em "Mostrar checagem de erros no envio do arquivo" na página de Depósito.O repositório gera o checksum para todo arquivo carregado. É necessário um programa local no usuário para fazer o mesmo, depois é só comparar os dois números. Os sistemas UNIX já geram esse tipo de checagem. Para Windows , há ferramentas gratuitas para isso, como: try md5 (from http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum, da Cygwin (http://www.cygwin.com/).


+ Verificar Submissão

Esta página permite que você reveja as informações que você inseriu para descrever o item. Para corrigir ou editar informações, clique no botão correspondente à direita, ou use os botões na barra de progresso no topo da página para navegar entre as páginas de submissão. Quando o depósito estiver em ordem, clique no botão "Próximo" para continuar.
Clique no botão "Cancelar/Salvar" para parar e salvar seus dados, ou cancelar a submissão.


+ Licença da Submissão

O depósito requer a concessão de licença de distribuição não exclusiva antes de seu item poder aparecer no repositório. Por favor, leia a licença cuidadosamente. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o administrador do repositório.


+ Submissão Completa

Agora que seu depósito foi inserido com êxito no repositório, ele vai passar pelo processo de fluxo de trabalho designado para a coleção à qual você está enviando o item. As coleções exigem que o depósito passe por passos de edição ou revisão. Você receberá uma notificação por e-mail assim que seu item se tornar parte da coleção, ou se, por algum motivo houver algum problema com o seu envio. Se você tiver dúvidas sobre os procedimentos de fluxo de trabalho para uma coleção, entre em contato com os responsáveis pelo repositório. Você pode verificar o status de sua submissão ao acessar a página "Meu espaço".


+ O que é Handle

Quando o item se torna parte do repositório recebe uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará mesmo se o arquivo mudar de sistema ou migrar para novo hardware, ou seja, identificadores persistentes ou handles.


+ "Meu espaço" no repositório SATC

Se você é um dos membros autorizados a submeter ou superior, ou se você é um membro da equipe responsável por uma coleção ou pela verificação de metadados, você terá uma página "Meu espaço", onde você vai encontrar:


+ Editar perfil

Esta página permite que você altere suas informações. Você deve estar autenticado com o seu login para alterar qualquer de suas informações pessoais.


+ Inscrever-se para alertas por e-mail

Um usuário pode se inscrever no repositório para receber as notificações de novos itens nas coleções desejadas. Pode se inscrever em quantas coleções desejar.
Para se inscrever, navegue até a coleção que deseja receber as notificações e clique em "Assinar" que está posicionado a frente do "Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido" e repita para todas as coleções desejadas.
Para cancelar sua assinatura, vá até a coleção desejada e clique em "Cancelar assinatura".



Entre em contato com os administradores do repositório para mais informações.

Para informações gerais sobre o DSpace visite o DSpace Website.