O Repositório Institucional da SATC, objetiva a salvaguarda e divulgação da produção científica de pesquisadores, discentes e docentes. Tornando acessível a produção científica e acadêmica da instituição a toda comunidade, seguindo o movimento pelo Acesso Livre à Informação.
O conteúdo do repositório está organizado por comunidades e coleções. Aqui você pode encontrar artigos de TCC, artigo de periódico, artigo de evento, relatório de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, monografia, livro e capítulo de livro.
Para buscar em todo o repositório, use a caixa de pesquisa na parte superior da barra de navegação.
O resultado da busca oferece uma nova caixa de pesquisa que pode limitar sua pesquisa a uma comunidade ou coleção específica.
O repositório utiliza o mecanismo de busca Jakarta Lucene . Confira algumas informações importantes sobre a pesquisa:
As palavras que você usar na caixa de pesquisa serão pesquisadas nos campos de título, autor, conteúdo do resumo/abstract, etc e podem também ser feitas no texto completo de acordo com as configurações do repositório.
Palavras que não são utilizadas na pesquisa - Stop Words
Algumas palavras não são utilizadas nas pesquisas, tais como: artigos, preposições e conjunções. Algumas dessas palavras estão listadas abaixo:"a", "as" , "o" , "os" , "de" , "para" , "se" , "em" , "até" , "e" , "no"
"is" ,"it" ,"na" , "não" , "ou" , "cada" , "um" , "uma"
Truncagem
Use um asterisco (*) depois de um pedaço de palavra indicando que quer pesquisar por itens que tenham palavras começadas por fragmento de palavra:Irá recuperar palavras como: informal, informação...
Recuperar variações morfológicas - Stemming
O motor de busca expande automaticamente palavras com terminações comuns para incluir palavras no plural e/ou flexionadas.Pesquisa por frase
Para pesquisar termos compostos ou frase, coloque-os entre aspas duplas ("). Exemplo: "repositório institucional".Correspondência exata de palavras
Coloque um sinal de adição (+) antes da palavra se ela deve aparecer no resultado de busca. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, a palavra "digital" é opcional, mas a palavra "repositório" deve aparecer no resultado.Eliminar itens com palavras indesejadas
Coloque um sinal de subtração (-) antes da palavra que não deve aparecer no resultado da busca. Alternativamente, você pode usar o operendo booleano NOT. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, aparecerão os itens contendo a palavra "repositório", exceto as que também contenham a palavra "digital".or
Busca Booleana
Os operadores booleanos são usados para combinar termos. Note que eles devem ser usados em LETRAS MAIÚSCULAS
AND - para limitar a busca e encontrar itens contendo todas as palavras ou frases, combine com esse operador. Exemplo:
Recupera todos os itens que contêm AMBAS as palavras "carvão" e "limpo".
OR - para ampliar as buscas para encontar itens que contenham qualquer uma das palavras ou frases que cercam esse operador
Recupera todos os itens que contêm as palavras "ciência" ou "tecnologia".
NOT - para excluir itens contendo a palavra que segue esse operador.
Recupera todos os itens que contêm a palavra "repositório" EXCETO as que contêm a palavra "digital".
Parênteses podem ser usados na busca para agrupar termos de pesquisa e os operadores poderem ser usados nos grupos.
Para acessar algumas áreas é necessário estar cadastrado no repositório. O cadastro pode ser feito por qualquer usuário. Algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, como para submeter itens.
Para se cadastrar basta clicar em "Meu espaço". Em seguida, clique em "Usuário novo?Clique aqui para se registrar" e siga as instruções. Depois de registrado, volte ao "Meu espaço" informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em "Entrar"
Caso seja a primeira vez que você vai submeter um arquivo ao repositório a seguinte mensagem será exibida: "Você não está autorizado a depositar em nenhuma coleção." Entre em contato com o administrador do repositório e informe para qual comunidade você deseja à autorização para submeter seus arquivos.
OBS: O usuário deve obrigatóriamente acessar com o e-mail e senha da instituição SATCBarra de progresso
Na parte superior da página de submissão, você encontra 5 figuras que representam o fluxo de submissão (essas figuras mostram em que etapa está no momento). As figuras mudarão de cor conforme as etapas de submissão estão sendo concluídas. Depois de ter iniciado, você também pode usar esses botões para navegar para frente e para trás dentro do processo de submissão clicando sobre eles (sem perder dados já preenchidos).
Selecione a coleção:
Clique na seta à direita da caixa dropdown para ver a lista de coleções. Mova o mouse para a coleção na qual você deseja adicionar o item e clique.
(Se lhe for negada a permissão para enviar para a coleção que você escolher, entre em contato com o administrador do repositório.
Clique no botão "Próximo" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para salvar ou cancelar sua submissão.
Pausa durante o processo de submissão:
Em qualquer ponto do processo de submissão pode-se parar a tarefa e retomá-la depois através do botão "Cancelar/Salvar". As informações digitadas serão guardadas e podem ser recuperadas no "Meu espaço" informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em "Entrar".
As informações que forem preenchidas nas próximas telas formarão o registro de metadados que permitirá aos usuários recuperar o item utilizando motores de busca. Quanto mais completo os metadados, mais recuperável seu item será.
Autor:
Pode ser uma pessoa, empresa ou serviço responsável pela criação ou contribuição para o conteúdo do item. Ao clicar no botão "Adicionar Mais" você pode adicionar tantos autores, conforme necessário, caso esta opção esteja abilitada. Exemplos:
Se o autor for uma organização, use a última caixa de entrada de sobrenome para o nome da organização:
Título:
Digite o título completo e adequado através do qual este item deve ser conhecido. Todos os itens do repositório devem ter um título!
Data de publicação:
Se seu artigo foi publicado anteriormente ou tornado público, introduzir a data desse evento aqui. É obrigatório o preenchimento da data completa, dia mês e ano.
Instituição publicadora:
Selecione o nome da instituição publicadora deste item.
Identificador - ISBN:
Informe o padrão de numeração internacional do livro. Ex: 0-1234-5678-9
Tipo de obra:
Selecione o tipo de obra que melhor se adequa ao seu trabalho. Sendo este o mesmo nome da coleção a qual você está submetendo.
Idioma:
Selecionar o idioma do conteúdo intelectual do seu item. Clique na seta à direita da caixa suspensa para ver uma lista de idiomas comumente usados para publicações, por exemplo:
Palavras-chave:
Por favor, indique as palavras-chave apropriadas para descrever este item, do geral para o específico. Quanto mais palavras você fornecer, mais provável que os usuários sejam capazes de encontrar este item em suas pesquisas. Use uma caixa de entrada para cada palavra ou expressão. Você pode obter mais caixas de entrada, clicando no botão "Adicionar mais". Exemplos:
Resumo em Português e Inglês:
Você pode digitar ou copiar e colar o resumo do trabalho que está depositando, para ambos os tipos de resumo. Não há limite de caracteres para o texto do resumo.
Número de páginas:
Você deve informar o número de páginas que o seu trabalho tem.
Descrição:
Aqui você deve descrever o item que está sendo submetido ou colocar algum comentário de interesse dos usuários.
Nota: dependendo do item a ser submetido os metadados diferem, podendo conter estes ou outros tipos de campos a serem preenchidos.
Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de determinados tipos de conteúdos ou assunto. Estes são mantidos pelos organismos de normalização, a fim de padronizar a forma que os materiais semelhantes são categorizados nos arquivos.
Categorizar com precisão um documento usando um vocabulário controlado aumenta a probabilidade de resultados relevantes serem recuperados aos usuários na pesquisa.
Para digitar um termo de vocabulário controlado na forma, selecione "Categorias de assuntos" debaixo do campo de entrada. Isto irá abrir uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar as listas de vocabulário, como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para a sua submissão. Depois de ter encontrado o termo que você deseja entrar, basta clicar sobre ele, e ele será inserido automaticamente no formulário de submissão e a janela pop-up será fechada. Você pode adicionar quantos termos categoria de assunto que quiser no formulário. Use "Adicionar mais" à direita para gerar mais caixas de entrada.
Existem dois métodos para carregar um arquivo que deseja depositar:
É possível arrastar o arquivo até a parte indicada
Ou clicando em "Selecione um arquivo ou arraste arquivos..." onde você pode navegar através de seus diretórios e pastas até encontrar o arquivo que deseja enviar.
Uma vez que o nome do arquivo correto está na caixa de entrada, clique no botão "Próximo" para continuar.
Para arquivar e dar acesso adequadamente a um arquivo, precisamos saber em que formato está, por exemplo, "PDF". O software permite que sejam adicionados arquivos em outros formatos além do acima mencionado, mas apenas arquivos no formato "PDF" serão aceitos no repositório.
Depois de ter carregado um arquivo, verifique as informações na tabela para se certificar de que está correto. Há mais duas formas de verificar se seus arquivos foram enviados corretamente:
- Clique no nome do arquivo. Isto irá baixar o arquivo em uma nova janela do navegador, de modo que você pode verificar o conteúdo.
Quando todos os arquivos para este item forem carregados com êxito, clique no botão "Próximo".
O DSpace gera um código denominado checksum padrãoo MD5, que é usado para verificar a integridade dos dados transmitidos; Pode-se utilizar esse número para verificar se o arquivo foi carregado corretamente comparando com o checksum fornecido pelo computador fonte do arquivo.
Caso queira verificar a integridade do arquivo com o checksums, clique em "Mostrar checagem de erros no envio do arquivo" na página de Depósito.O repositório gera o checksum para todo arquivo carregado. É necessário um programa local no usuário para fazer o mesmo, depois é só comparar os dois números. Os sistemas UNIX já geram esse tipo de checagem. Para Windows , há ferramentas gratuitas para isso, como: try md5 (from http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum, da Cygwin (http://www.cygwin.com/).
Esta página permite que você reveja as informações que você inseriu para descrever o item. Para corrigir ou editar informações, clique no botão correspondente à direita, ou use os botões na barra de progresso no topo da página para navegar entre as páginas de submissão. Quando o depósito estiver em ordem, clique no botão "Próximo" para continuar.
Clique no botão "Cancelar/Salvar" para parar e salvar seus dados, ou cancelar a submissão.
O depósito requer a concessão de licença de distribuição não exclusiva antes de seu item poder aparecer no repositório. Por favor, leia a licença cuidadosamente. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o administrador do repositório.
Agora que seu depósito foi inserido com êxito no repositório, ele vai passar pelo processo de fluxo de trabalho designado para a coleção à qual você está enviando o item. As coleções exigem que o depósito passe por passos de edição ou revisão. Você receberá uma notificação por e-mail assim que seu item se tornar parte da coleção, ou se, por algum motivo houver algum problema com o seu envio. Se você tiver dúvidas sobre os procedimentos de fluxo de trabalho para uma coleção, entre em contato com os responsáveis pelo repositório. Você pode verificar o status de sua submissão ao acessar a página "Meu espaço".
Quando o item se torna parte do repositório recebe uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará mesmo se o arquivo mudar de sistema ou migrar para novo hardware, ou seja, identificadores persistentes ou handles.
Se você é um dos membros autorizados a submeter ou superior, ou se você é um membro da equipe responsável por uma coleção ou pela verificação de metadados, você terá uma página "Meu espaço", onde você vai encontrar:
- uma lista de suas submissões em andamento - a partir desta lista você pode retomar o processo de submissão de onde parou, ou pode remover a submissão e cancelar o item.
- uma lista das submissões que você está supervisionando ou colaborando.
- uma lista de submissões que estão aguardando sua ação (se você tiver um papel no fluxo de trabalho de uma coleção).
- um link para uma lista de itens que você submeteu e que já tenham sido aceitos no repositório.
Esta página permite que você altere suas informações. Você deve estar autenticado com o seu login para alterar qualquer de suas informações pessoais.
Um usuário pode se inscrever no repositório para receber as notificações de novos itens nas coleções desejadas. Pode se inscrever em quantas coleções desejar.
Para se inscrever, navegue até a coleção que deseja receber as notificações e clique em "Assinar" que está posicionado a frente do "Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido" e repita para todas as coleções desejadas.
Para cancelar sua assinatura, vá até a coleção desejada e clique em "Cancelar assinatura".
Entre em contato com os administradores do repositório para mais informações.
Para informações gerais sobre o DSpace visite o DSpace Website.