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http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/351
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Corrêa, Luan | - |
dc.contributor.author | Silva, Cláudio | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-11T16:13:49Z | - |
dc.date.available | 2019-02-11T16:13:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/351 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso desenvolvido com o objetivo de elaborar um sistema de medição capaz de mensurar temperaturas e vazões de uma bancada que utiliza motor elétrico com refrigeração líquida. Com esses dados é possível calcular a troca térmica do sistema de arrefecimento, possibilitando a análise do funcionamento do mesmo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido ao direcionamento do mercado para alternativas de locomoção mais sustentáveis, veículos híbridos e elétricos têm ganhado muito espaço. Por isso, faz-se necessário a análise do funcionamento e aprimoramento dos componentes do sistema, dentre eles o arrefecimento, objeto de estudo do trabalho. Como forma de analisar os parâmetros envolvidos no processo, utilizou-se o software LabVIEW®, juntamente com placas Arduíno® e sensores, para a elaboração de um sistema de medição. Com o objetivo verificar o funcionamento do sistema de medição e analisar o desempenho de diferentes fluidos na troca térmica, foram realizados ensaios utilizando como fluido de arrefecimento primeiramente a água, posteriormente o glicol concentrado e, por fim, a mistura de 50% água e 50% glicol, como é indicado pelo fabricante do módulo inversor. O sistema foi aquecido utilizando sopradores térmicos direcionados ao radiador e posteriormente resfriados de diferentes formas, isto é, com e sem ventoinha. Observou-se que a água obteve os melhores resultados quando se trata de troca térmica, alcançando o valor de 4,81 kW para as condições utilizadas, porém, sabe-se que não é a opção mais indicada devido a problemas como a corrosão causada pela oxidação do sistema. Acredita-se que com o motor em funcionamento, gerando calor anteriormente ao radiador, as curvas de resfriamento e consequentemente a troca térmica possam sofrer alterações. O sistema de medição elaborado para o projeto possibilita a obtenção dos valores de temperatura e vazão em diferentes pontos do conjunto, possibilitando também uma posterior análise de calor gerado pelos componentes, contribuindo para a seleção de um trocador de calor condizente com a demanda dos mesmos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Instrumentação e transferência de calor. | pt_BR |
dc.subject | Sistema de arrefecimento | pt_BR |
dc.subject | Sistema de medição | pt_BR |
dc.subject | LabVIEW® | pt_BR |
dc.subject | Arduíno® | pt_BR |
dc.subject | Troca térmica | pt_BR |
dc.title | PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO ARREFECIMENTO DO POWERTRAIN DE UM VEÍCULO ELÉTRICO | pt_BR |
dc.type | Artigos (TCC) | pt_BR |
dc.description.abstractFL | Because of the market's drive to more sustainable locomotion alternatives, hybrid and electric vehicles have gained a lot of room. Therefore, it is necessary to analyze the operation and improvement of the components of the system, among them the cooling, object of work study. As a way of analyzing the parameters involved in the process, the LabVIEW® software, together with Arduino® boards and sensors, was used to elaborate a measurement system. In order to verify the functioning of the measurement system and to analyze the performance of different fluids in the thermal exchange, tests were carried out using water as the first cooling fluid, followed by the concentrated glycol and, finally, the mixture of 50% water and 50 % glycol as indicated by the inverter module manufacturer. The system was heated using thermal blowers directed to the radiator and subsequently cooled in different ways, ie with and without a fan. It was observed that the water obtained the best results when it comes to thermal exchange, reaching a value of 4.81 kW for the conditions used, however, it is known that it is not the most indicated option due to problems such as corrosion caused by oxidation of the system. It is believed that with the engine running, generating heat prior to the radiator, the cooling curves and consequently the thermal exchange may undergo changes. The measurement system developed for the project allows obtaining the values of temperature and flow in different points of the set, also allowing a later analysis of the heat generated by the components, contributing to the selection of a heat exchanger in line with their demand. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
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