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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSalvador, José-
dc.contributor.authorSilva, Lucas-
dc.date.accessioned2022-12-12T17:01:54Z-
dc.date.available2022-12-12T17:01:54Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/479-
dc.descriptionArtigo TCC engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractO implemento rodoviário é o meio mais utilizado para o transporte de cargas no Brasil. No ano de 2021, o emplacamento de implementos rodoviários com carroceria do tipo basculante ultrapassou o emplacamento de implementos do tipo graneleiro/carga seca. A carroceria do tipo basculante, permite que o descarregamento da carga seja ágil e seguro, além da possibilidade de transportar uma variedade de produtos de baixa granulometria. A caixa de carga da basculante é fabricada com chapas de pequena espessura e alta resistência, e para que resista aos esforços impostos pela carga, é moldado um perfil por meio de viradeiras, tornando a chapa mais resistente. Uma fabricante de implementos rodoviários, com o intuito de adequar seus produtos ao mercado, alterou o perfil da lateral da caixa de carga de seus produtos basculantes. O perfil da chapa que antes possuía um formato em “V”, agora possui um perfil com formato em “ômega”, seguindo a tendência estética do mercado. A motivação e a justificativa da mudança, foi devido a outras grandes implementadoras terem adotado este perfil, mesmo com a resistência dele não sendo conhecida. Por isso, o objetivo deste artigo é de realizar uma análise estrutural entre os dois tipos de perfis formados a frio, comparando a resistência de ambos, a fim de encontrar, para o perfil em “ômega” uma resistência igual ou superior ao perfil em “V”, validando sua utilização. A análise será feita por meio de (1) cálculos de resistência dos materiais, (2) ensaios mecânicos de flexão e (3) simulações utilizando o método de elementos finitos. Os resultados dos três itens que foram analisados, mostraram que o novo perfil adotado, em “ômega”, possui uma resistência mecânica superior ao perfil anterior. Apesar de uma variação no valor dos resultados de cada método, todos mostraram que o perfil em “ômega” é mais resistente que o perfil em “V”, validando sua utilização nas estruturas.pt_BR
dc.format.extent31pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectImplementos Rodoviáriospt_BR
dc.subjectPerfil formado a friopt_BR
dc.subjectResistencia Mecanicapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectDeformação por flexãopt_BR
dc.titleANÁLISE ESTRUTURAL COMPARATIVA ENTRE DOIS TIPOS DE PERFIS FORMADOS A FRIO UTILIZADOS EM CARROCERIAS DE TIPO BASCULANTEpt_BR
dc.typeArtigos (TCC)pt_BR
dc.description.abstractFLThe road implement is the most used means of transporting cargo in Brazil. In 2021, the registration of road implements with tipper-type bodies surpassed the registration of bulk/dry cargo type implements. The tilt-type bodywork allows the unloading of the cargo to be agile and safe, in addition to the possibility of transporting a variety of products with low granulometry. The tipper's cargo box is made of thin, highly resistant plates, and in order to resist the efforts imposed by the load, a profile is molded using bending machines, making the plate more resistant. A manufacturer of road implements, in order to adapt its products to the market, changed the profile of the side of the cargo box of its tipping products. The profile of the plate, which previously had a “V” shape, now has an “omega” shape, following the aesthetic trend of the market. The motivation and justification for the change was due to other large implementers having adopted this profile, even with its resistance not being known. Therefore, the objective of this article is to carry out a structural analysis between the two types of cold-formed profiles, comparing the resistance of both, in order to find, for the “omega” profile, a resistance equal to or greater than the “V” profile, validating its use. The analysis will be done by means of (1) calculations of material resistance, (2) mechanical bending tests and (3) simulations using the FEM (Finite Element Method). The results of the three items that were analyzed showed that the new profile adopted, in “omega”, has a superior mechanical resistance to the previous profile. Despite a variation in the value of the results of each method, all showed that the “omega” profile is more resistant than the “V” profile, validating its use in structures.pt_BR
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