Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/583
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: SERRAGEM DE EUCALIPTO E BAGAÇO DE CANA: ADSORVENTES NATURAIS PARA A REMOÇÃO DE CORANTES RESIDUAIS DA INDÚSTRIA TÊXTIL
Autor (es): Rossi, Eloiza
Orientador(es): Melo, Aline Resmini
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Um dos grandes desafios da indústria têxtil é a remoção do corante do efluente proveniente do processo produtivo para o seu posterior descarte adequado, sem infringir nenhuma norma vigente. O processo mais utilizado atualmente é a adsorção, porém alguns adsorventes são de custo elevado. Uma solução viável é a utilização de adsorventes naturais ao invés dos sintéticos devido a sua fonte renovável de obtenção, custo mais acessível e fácil aquisição. A partir de estudos prévios verificou-se que o bagaço da cana-de-açúcar e a serragem de eucalipto seriam adsorventes que poderiam ser utilizados. Portanto simulou-se o processo de adsorção em batelada utilizando banho termostático com ambos os adsorves variando parâmetros, que são eles: tempo de contato, pH e massa dos adsorventes. O resultado mais favorável foi utilizando como adsorvente o bagaço de cana onde, com o pH 4, massa do adsorvente de 5 g e tempo de exposição de 60 minutos, removeu 24,06% do corante. O processo utilizando serragem de eucalipto foi inviável, pois ele soltou coloração na amostra analisada. O processo com o bagaço de cana-de-açúcar é economicamente acessível, porém o percentual de remoção apresentou-se baixo.
Palavras-chaves: Corante reativo
Efluentes têxteis
Adsorção
Remoção
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2020
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eloiza Rossi.pdf564,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.