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dc.contributor.advisorSavi, Clóvis Norberto-
dc.contributor.authorMeller, Guilherme Semprebom-
dc.date.accessioned2023-05-10T14:02:18Z-
dc.date.available2023-05-10T14:02:18Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/595-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso.pt_BR
dc.description.abstractA engenharia geotécnica tem sido de extrema importância para o desenvolvimento territorial, sendo aplicada desde a exploração de minérios, portos até em estruturas profundas como túneis e obras rodoviárias. Sua influência e análise vêm ajudando significantemente nos aprimoramentos de estruturas mais seguras. Dentro deste contexto, uma das obras mais importantes no sul catarinense é a rodovia SC-446, popularmente conhecida como Via Rápida, projetada para receber 22.000 veículos por dia e com extensão de 12,7 km. Sua construção permitiu um novo eixo de desenvolvimento, não só pela mobilidade urbana, mas também no crescimento da região. Entretanto, esta via apresenta condições geotécnicas sujeitas a movimentos de massa em alguns trechos, podendo colocar em risco os usuários que por ela transitam. Um destes pontos é o talude rodoviário do km 06 que apresenta processos deflagradores de movimentos de massa. Neste sentido, buscou-se com este estudo realizar uma análise de estabilidade deste talude, utilizando-se os métodos usuais de estado de equilíbrio limite por meio de uma rotina de modelagem matemática no software GEO5 2020®, obtendo-se o fator de segurança (F.S) e comparando-se o mesmo com a norma ABNT NBR 11.682:2009. Um modelo da geometria inicial do talude foi inserido na ferramenta computacional e juntamente com seus parâmetros característicos, determinou-se seu coeficiente de segurança, por meio do método de Bishop (1955), resultando-se em um valor de 1,06 para o talude em estado seco e 1,02 para o talude em estado parcialmente saturado. Por intermédio desta análise, constatou-se que o talude encontra-se instável segundo as recomendações da ABNT NBR 11.682:2009. Para o talude em questão, indica-se a aplicação de dois grampos de diâmetro de 400mm e 9,00 metros de comprimento com resistência a tração de 500 Mpa, para assim obter o coeficiente recomendado pela respectiva norma.pt_BR
dc.format.extent29pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia de Minaspt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectEstabilidade de Taludespt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectFator de Segurançapt_BR
dc.titleDETERMINAÇÃO DO FATOR DE SEGURANÇA DE UM TALUDE RODOVIÁRIO NO KM 06 DA VIA RÁPIDA – SC-446 – CRICIÚMA/SCpt_BR
dc.typeArtigos (TCC)pt_BR
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