Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vicentin, Rodrigo Casteller | - |
dc.contributor.author | Neto, Pedro Abatti | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T19:33:48Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T19:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/632 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | O design é fundamental para as áreas de criação, com uma abrangência de métodos e fundamentos voltados para proporcionar uma boa comunicação, conforme o desejado. A fotografia, com a sua capacidade de retratar um momento, pode ser carregada de sentimentos ou demonstrar conceitos. Considerando a fotografia como uma estratégia de comunicação, observa-se a possibilidade de ligação entre as duas áreas e seus conhecimentos. No estudo se entende que o trabalho envolvido na fotografia parte desde a preparação, passando por execução e depois a finalização, contudo, a pesquisa se atenta a utilizar como base para análise somente o período de pós-produção fotográfica. Inserido nesse contexto, o artigo verifica a utilização de conhecimentos de design, como os fundamentos de linguagem visual, no processo de pós-produção fotográfica. Para isso, foi necessário buscar quais eram os fundamentos, assim abordando estudos de Dondis (2015), Lupton e Phillips (2008) e Bastos, Farina e Perez (2011). Devido à quantidade encontrada, eles estão dispostos em uma tabela organizada pelo autor. Com o intuito de compreender quais são as etapas presentes dentro do processo de pós-produção fotográfica, foi realizada uma entrevista com um fotógrafo, posteriormente foi feito uma análise comparando as informações obtidas. A partir dos estudos foi possível observar os fundamentos, como iluminação, cor, nitidez, equilíbrio, ênfase, contraste, simetria, harmonia, entre outros. Sendo eles aplicados durante todas as etapas do processo realizado pelo fotógrafo, cada um encaixado de acordo com a sua função. Com a análise feita na pesquisa, mostrou-se evidente que a aplicação desses conhecimentos pode contribuir para a condução de um conceito em uma fotografia, seja qual for a temática definida. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Design Gráfico | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Fundamentos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Visual | pt_BR |
dc.subject | Pós-produção | pt_BR |
dc.subject | Tratamento de imagem | pt_BR |
dc.title | PÓS-PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA: FUNDAMENTOS DE LINGUAGEM VISUAL RELACIONADOS AO PROCESSO DE TRATAMENTO DE IMAGEM, UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |
dc.type | Artigos (TCC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Abatti Neto.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.