Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/638
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ROBERTO D’ÁVILA: ESTUDO DO COMPORTAMENTO ÉTICO DO JORNALISTA NA ENTREVISTA COM O PRESIDENTE INTERINO MICHEL TEMER
Autor (es): Cardoso, Vinícius Scheffer Sieglitz
Orientador(es): Búrigo, Lize
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Esta pesquisa norteou-se na entrevista do jornalista Roberto D’Ávila, no canal de TV Globonews, tendo como convidado o ex-presidente Michel Temer, que na ocasião era interino, após o afastamento da presidente Dilma Rousseff durante processo de impeachment. O objetivo deste trabalho foi observar se os princípios éticos do jornalismo estiveram presentes nas perguntas e questionamentos realizados pelo jornalista ao presidente interino, no ano de 2016, época de instabilidade na política brasileira. Para realização deste estudo de caso, a fundamentação teórica teve como base autores especialistas em ética, jornalismo e entrevistas políticas (Chagas, 2006), (Lage, 2001), (Santayana, 2006), (Barbeiro e Simons, 2018), além do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Ao finalizar a pesquisa, pode-se concluir que Roberto D’Ávila cumpriu princípios éticos do jornalismo durante a entrevista com Michel Temer, por meio de um diálogo franco, mas sem perder o respeito com o entrevistado, e de forma isenta, não demonstrando preferência política, moral, religiosa. Estabelecendo conexão com o público, ao fazer questionamentos de interesse da nação, cumprindo o dever do jornalismo de informar com veracidade.
Palavras-chaves: Ética
Roberto D’Ávila
Impeachment
Entrevista
Michel Temer
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Jornalismo
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinícius Scheffer Sieglitz Cardoso.pdf333,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.