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dc.contributor.authorNeto, Flavio Ghedin-
dc.contributor.authorCastro, Richard de Medeiros-
dc.contributor.authorPanziera, Renato Camponogara-
dc.date.accessioned2023-07-05T23:25:17Z-
dc.date.available2023-07-05T23:25:17Z-
dc.date.issued2023-06-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/723-
dc.description.abstractPara melhorar o desempenho e eficiência dos rotores utilizados nas minerações no bombeamento do rejeito da polpa, é recomendável a utilização de técnicas de revestimentos que suportam o ambiente agressivo em que os sistemas de bombeamento estão inseridos. Atualmente o revestimento utilizado nos rotores e sistemas de bombeamento, consiste em uma pasta de resina e SiC, porém é um revestimento que demanda muita manutenção, gera desbalanceamento e perda de geometria durante seu uso, diminuindo a eficiência dos componentes. Por essa razão, a engenharia de superfície vem propondo técnicas de deposição de revestimento que visam aumentar a resistência ao desgaste e reduzir o coeficiente de atrito, melhorando suas propriedades tribológicas, pois acarreta economias de energia, manutenções e matéria prima. Neste sentido, o presente trabalho analisa o revestimento produzido com a liga FeCrNiMo e a influência das porcentagens de carbonetos depositados por Laser metal deposition na matriz metálica, a fim de obter uma melhor parametrização, com amostras submetidas aos ensaios de microdureza, desgaste abrasivo roda de borracha seguindo o procedimento da norma ASTM G65, complementando com análise de microscopia eletrônica de varredura, perfilometria e líquido penetrante. O teste de abrasão apresentou que uma certa adição de carbonetos influência em cerca de 10x a diminuição do desgaste, porém há uma margem em que as propriedades de benefício e malefício entram em conflito, pois a maior adição acarreta a maior porosidade e fragilidade, causando desplacamentos e perdas do revestimento.pt_BR
dc.format.extent32pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectLaser metal depositiopt_BR
dc.subjectFeCrNiMopt_BR
dc.subjectTribologiapt_BR
dc.subjectRotor de bombapt_BR
dc.subjectCarvão mineralpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO TRIBO-MECÂNICA DA LIGA FeCrNiMo COM ADIÇÃO DE WC APLICADA POR L-DEDpt_BR
dc.typeArtigos (TCC)pt_BR
dc.contributor.eventTCCpt_BR
dc.description.abstractFLTo improve the performance and efficiency of the rotors used in mining for pumping pulp waste, it is recommended to use coating techniques that can withstand the aggressive environment in which the pumping systems are placed. Currently, the coating used on rotors and pumping systems consists of a resin and SiC paste. However, this coating requires a lot of maintenance, leads to imbalance, and results in geometry loss during its use, reducing the efficiency of the components. For this reason, surface engineering has been proposing coating deposition techniques aimed at increasing wear resistance and reducing the coefficient of friction, thus improving their tribological properties and resulting in energy, maintenance, and raw material savings. In this regard, this study analyzes the coating produced with the FeCrNiMo alloy and the influence of the percentages of carbides deposited by Laser Metal Deposition on the metallic matrix in order to obtain better parameterization. Samples were subjected to microhardness tests, abrasive wear with a rubber wheel following the ASTM G65 standard procedure, and complemented with scanning electron microscopy, profilometry, and liquid penetrant analysis. The abrasion test showed that a certain addition of carbides influences approximately a 10x reduction in wear. However, there is a range where the properties of benefit and detriment conflict, as higher addition leads to increased porosity and fragility, causing delamination and coating loss.pt_BR
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