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http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Diego Luiz da Luz de | - |
dc.contributor.author | Costa, Marina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T23:26:05Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T23:26:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/725 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitas são as pesquisas direcionadas para o aumento da eficiência de aeronaves em geral, do ponto de vista aerodinâmico esse aspecto tende a ser corrigido por meio da minimização das componentes que resultam na força de arrasto. Dispositivos de ponta de asa são frequentemente utilizados em aeronaves comerciais, estes se comportam como uma barreira contra o fluxo transversal nas pontas das asas e contribuem para a redução da componente de arrasto induzido. O trabalho busca desenvolver o projeto de um conjunto de end plates, que serão acoplados a uma aeronave destinada a competição SAE Brasil AeroDesign, com o objetivo de aumentar a eficiência aerodinâmica por meio da redução de arrasto. Para a avaliação de eficiência do dispositivo, verificou-se analiticamente o seu desempenho, em seguida as asas com e sem o conjunto foram simuladas em diferentes ângulos de ataque utilizando o software de simulação fluidodinâmica Ansys. Os resultados das simulações indicam que a asa com o conjunto de end plates possui uma eficiência melhor quando comparada com a asa sem este dispositivo, além de outras características relacionadas ao voo, como o aumento de cerca de 5% no coeficiente de sustentação da aeronave. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | End | pt_BR |
dc.subject | Plate | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Arrasto | pt_BR |
dc.title | DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE PONTA DE ASA PARA UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO APLICADO À COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN | pt_BR |
dc.type | Artigos (TCC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marina Souza Costa.pdf | 724,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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