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http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Adelor Felipe Da | - |
dc.contributor.author | Albino, Gabriel Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T23:49:31Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T23:49:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/735 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados de eficiência da pressurização do amortecedor FOX FLOAT 3 utilizando ar comprimido (atmosférico) ou nitrogênio como fluido de amortecimento e dissipação de energia cinética. O uso do nitrogênio é justificado por ser um gás ao qual reage menos a mudança de pressão e temperatura, buscando então no decorrer de uma competição diminuir a variação na pressão do amortecedor decorrente das solicitações da pista e do sistema de suspensão, consequentemente aumentando o desempenho do veículo baja SATC Carvoeiro. Já o ar comprimido é formado por uma mistura de gases e partículas sólidas em sua composição e reage a temperatura, pressão e volume. No decorrer de uma carga de estresse o ar comprimido acaba perdendo eficiência em seu desempenho pelo aquecimento. A metodologia consiste em desenvolver e projetar uma bancada hidráulica e instrumental para o estudo do comportamento e desempenho do amortecedor, comprovando através de experimentos a real vantagem do uso de nitrogênio nos mesmos, analisando fatores como temperatura, pressão e deslocamento. Foram observados desafios na coleta de dados, forçando a elaboração de um equipamento com a finalidade de extrair valores de pressão e deslocamento para o estudo de caso. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Amortecedores | pt_BR |
dc.subject | FOX FLOAT | pt_BR |
dc.subject | Nitrogênio | pt_BR |
dc.subject | Ar comprimido | pt_BR |
dc.subject | Suspensão | pt_BR |
dc.subject | Veículo | pt_BR |
dc.subject | Off road | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO OU NITROGÊNIO EM AMORTECEDORES PRESSURIZADOS. | pt_BR |
dc.type | Artigos (TCC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gabriel Felipe Albino.pdf | 991,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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