Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Adelor Felipe Da-
dc.contributor.authorAlbino, Gabriel Felipe-
dc.date.accessioned2023-07-06T23:49:31Z-
dc.date.available2023-07-06T23:49:31Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/735-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os resultados de eficiência da pressurização do amortecedor FOX FLOAT 3 utilizando ar comprimido (atmosférico) ou nitrogênio como fluido de amortecimento e dissipação de energia cinética. O uso do nitrogênio é justificado por ser um gás ao qual reage menos a mudança de pressão e temperatura, buscando então no decorrer de uma competição diminuir a variação na pressão do amortecedor decorrente das solicitações da pista e do sistema de suspensão, consequentemente aumentando o desempenho do veículo baja SATC Carvoeiro. Já o ar comprimido é formado por uma mistura de gases e partículas sólidas em sua composição e reage a temperatura, pressão e volume. No decorrer de uma carga de estresse o ar comprimido acaba perdendo eficiência em seu desempenho pelo aquecimento. A metodologia consiste em desenvolver e projetar uma bancada hidráulica e instrumental para o estudo do comportamento e desempenho do amortecedor, comprovando através de experimentos a real vantagem do uso de nitrogênio nos mesmos, analisando fatores como temperatura, pressão e deslocamento. Foram observados desafios na coleta de dados, forçando a elaboração de um equipamento com a finalidade de extrair valores de pressão e deslocamento para o estudo de caso.pt_BR
dc.format.extent26pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectAmortecedorespt_BR
dc.subjectFOX FLOATpt_BR
dc.subjectNitrogêniopt_BR
dc.subjectAr comprimidopt_BR
dc.subjectSuspensãopt_BR
dc.subjectVeículopt_BR
dc.subjectOff roadpt_BR
dc.titleANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO OU NITROGÊNIO EM AMORTECEDORES PRESSURIZADOS.pt_BR
dc.typeArtigos (TCC)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Felipe Albino.pdf991,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.