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http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/737
Tipo de Obra: | Artigos (TCC) |
Título: | ANÁLISE DO PROCESSO DE ESTAMPAGEM INCREMENTAL DE PONTO ÚNICO EM CHAPA DE AÇO AISI 1008 |
Autor (es): | Felisbino, Gustavo Alexandre |
Orientador(es): | Daleffe, Anderson |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso. |
Resumo em Português: | A estampagem incremental de chapas é um processo pouco explorado pelo setor fabril e ainda necessita de definições de materiais e parâmetros para aplicação do mesmo. Dessa forma, este estudo tem como principal objetivo a análise da conformabilidade da chapa de aço AISI 1008 de 0,90 mm de espessura, por meio de ensaios de estampagem incremental de ponto único (SPIF – Single Point Incremental Forming). O processo de estampagem foi realizado em um centro de usinagem CNC, marca e modelo Romi D600, utilizando-se da estratégia helicoidal de movimentação da ferramenta, com velocidade de avanço de 1000 mm/min, rotação da ferramenta de 50 rpm, incremento de profundidade de 0,2 mm e graxa a base de lítio como lubrificante. Foi realizada a análise química do aço e testes mecânicos de ensaio de tração para determinar as propriedades mecânicas do material. Após a estampagem, foram medidas as espessuras ao longo da peça para análise da deformação da chapa,definido o ângulo limite máximo de parede, realizado ensaio de microdureza ao longo dos perfis estampados para comparação com a dureza inicial da chapa e analisada a metalografia dos contornos de grão antes e após o processo SPIF. Com isso, foi obtido um ângulo máximo de parede de 75° para a estampagem incremental do aço 1008. O produto final apresentou uma redução de até 74% na espessura comparada à chapa inicial e um aumento de 86,2% da microdureza na região da falha. Também foi observado, na análise metalográfica, o alongamento dos contornos de grão no sentido da estampagem e por fim definido a curva CLC do AISI 1008 de espessura 0,90mm. |
Palavras-chaves: | Estampagem Incremental 1008 Ângulo SPIF |
Idioma: | Português |
Data do documento: | Dez-2021 |
Numero de páginas: | 29 |
Área do Conhecimento: | Engenharia Mecânica |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
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