Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/438
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: O USO DAS TÉCNICAS DE GRAFFITI NO RENDERING MANUAL
Autor (es): Sebastião, Ângelo António Alberto
Orientador(es): Vicentin, Rodrigo Casteller
Descrição: É uma área a ser explorada não só por designers, mas por outras pessoas que têm interesse no assunto. Porque pode servir de diferencial e agregar valor na apresentação de seus projetos para os clientes. Isto também pode servir para o aprendizado de mais uma técnica de ilustração a ser usada em outras situações.
Resumo em Português: O presente artigo trata de um experimento criativo ligado a diferentes técnicas de ilustração: rendering manual e graffiti. Apresenta a origem do graffiti e do rendering manual, assim como as diversas formas/técnicas de representação geradas por intermédio de cada uma delas. O objetivo explorado é o de demonstrar a criação do rendering manual aplicando os métodos ou técnicas do graffiti, estimulando o interesse dos designers ao seu aprendizado. Deste modo, autores como Gitahy (1999); Ganter (2013); Straub, E.; et al. (2013) e Van Doren (1940) são citados no referencial teórico. Para a elaboração do artigo, foram usadas as pesquisas bibliográficas, exploratórias e aplicada. Também foi usada metodologia projetual proposta por Munari (2008). Para chegar ao resultado pretendido, foi experimentado a simulação de materiais por meio do graffiti, como: o vidro, a madeira e o metal usando as técnicas e materiais do graffiti. Durante o processo de experimentação, algumas dificuldades foram encontradas ao longo do caminho e foi necessário recorrer a outros métodos para solucionar as mesmas de formas a se alcançar o objetivo pretendido com a pesquisa. O resultado final apesar de parecer com o rendering manual, as características do graffiti são evidentes nos traços das ilustrações. Foi satisfatório a realização do estudo, pois no decorrer da mesma deu para explorar bastante as técnicas presentadas e aprendidas.
Palavras-chaves: Rendering Manual. Graffiti. Técnicas.
Idioma: Português
Data do documento: 10-Jul-2019
Numero de páginas: 21
Área do Conhecimento: Design
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ângelo Sebastião.pdf7,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.