Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/445
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE SIMBÓLICA ARQUETÍPICA EM FASHION FILMS NA PUBLICIDADE: UM IMAGINÁRIO NA MARCA GUCCI
Autor (es): Borges, Aryan Mota
Orientador(es): Gonçalves, Elton Luiz
Descrição: Artigo de curso
Resumo em Português: Esse artigo visa contribuir para o estudo arquetípico nos fashion films, embora definir os arquétipos seja algo consideravelmente difícil por ser um assunto demasiado profundo. Ainda assim, ao decorrer do artigo será possível identificar e entender como as marcas se comunicam com o público utilizando esse conceito em sua construção e também como eles refletem em seus filmes de moda. Da fundamentação nos autores como Jung (1964), Couto (2004), Mark e Pearson (2001) e outros, o estudo se dedicou à análise fílmica audiovisual para relacionar recorrências arquetípicas em três diferentes fashion films da marca Gucci, sendo que eles foram realizados com intervalo de cinco anos entre cada um, com a intenção de comprovar que o arquétipo da marca caminha com ela ao passar dos anos. O artigo também buscou explicitar como as marcas utilizam de gatilhos do inconsciente coletivo para estimular seu público consumidor. A metodologia destacada para a análise fílmica percorreu as cinco etapas apresentadas por Penafria (2009), que utiliza do processo de decompor um filme de modo tal que seja capaz de estabelecer e compreender relações entre seus elementos narrativos. Embora o termo fashion film seja atual, com o surgimento de uso no início dos anos 2000, é possível compreender esses “gatilhos” através dos arquétipos e símbolos no imaginário coletivo. Justifica-se esta pesquisa em oferecer ao mercado publicitário audiovisual o interesse em compreender como a publicidade constrói vínculos com as tendências nos vídeos de moda compartilhando histórias através das narrativas e destacando que os arquétipos são indispensáveis em construções de campanhas.
Palavras-chaves: Audiovisual
Fashion Film
Publicidade
Arquétipos
Moda
Idioma: Português
Data do documento: 21-Dez-2020
Numero de páginas: 31
Área do Conhecimento: Publicidade e propaganda
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC, ARYAN. ANÁLISE SIMBÓLICA ARQUETÍPICA EM FASHION FILMS NA PUBLICIDADE_ UM IMAGINÁRIO NA MARCA GUCCI docx.pdf942,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.