Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/461
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: O MARKETING ESPORTIVO E AS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DE AFETIVIDADE: ESTUDO DE CASO DAS TERCEIRAS CAMISAS DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
Autor (es): Zanelatto, Gabriel
Orientador(es): Gonçalves, Elton Luiz
Descrição: Artigo de curso
Resumo em Português: Considerando a importância do futebol no cenário brasileiro e mundial, o presente artigo trata da relação afetividade entre clube e torcida, especificamente do Sport Club Corinthians Paulista, mostrando essa afetividade através da representação simbólica da terceira camisa. As terceiras camisas tinham como âmbito apenas uma diferenciação e uma maior fonte de renda ao clube, porém, com o passar dos anos elas “ultrapassaram” as quatro linhas e se tornaram uma particular representação social, despertando a afetividade por abordar temas do cotidiano do clube e torcida assim aflorando o desejo de compra de seus adeptos. Com isso o presente artigo foi fundamentado e embasado por meio de referências bibliográficas – estratégias comunicacionais do marketing esportivo no futebol – uma breve história do clube – a relação de afetividade entre clube e torcida – a história dos terceiros uniformes - e a seleção dos uniformes apresentados após o centenário do clube em 2010, pelos quais foram utilizados para fomentar o questionário público, apresentando neste presente artigo. Para identificar essa relação afetiva entre clube e torcida foi criado um questionário público, onde por meio desde, foi possível também identificar os gostos e opiniões dos entrevistados, através de perguntas objetivas e descritivas, assim dando auxílio para a conclusão do questionário. Por fim, foi possível identificar por meio da análise dos resultados e do pesquisador, e com o auxílio dos entrevistados no questionário público, como o Sport Club Corinthians Paulista mantém a relação de afetividade com sua torcida, através dos significados socioculturais explícitos em suas terceiras camisas apresentadas neste presente artigo.
Palavras-chaves: Marketing Esportivo
Sport Club Corinthians Paulista
Terceira camisa
Representações simbólicas
Futebol
Idioma: Português
Data do documento: 11-Dez-2020
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Publicidade e propaganda
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ACADÊMICO GABRIEL ZANELATTO.pdf527,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.