Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/467
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROCESSO DE DISPERSÃO COM BASE NA FORMULAÇÃO DE UM CONCENTRADO DE PIGMENTO AMARELO DE CROMO
Autor (es): Cenci, Morgana de Oliveira
Orientador(es): Neves, Josiane da R. Silvano
Descrição: Artigo de TCC do curso de Engenharia Química.
Resumo em Português: Um dos principais desafios dos fabricantes de tintas é conseguir obter o melhor desempenho possível a partir de suas matérias-primas disponíveis para formulação. A tinta líquida possui vários componentes químicos distintos que ao serem misturados, devem proporcionar o melhor custo benefício para o usuário final, o que muitas vezes não é fácil dada a complexidade que envolve a operação. Uma etapa do processo de fabricação de tintas é a produção do concentrado de pigmento, que posteriormente é utilizado como produto intermediário para tingir as cores finais desejadas pelo fabricante. O trabalho tem como objetivo estruturar uma formulação padrão de concentrado amarelo no intuito de melhorar sua estabilidade e aumentar os resultados de força tintorial e opacidade. Através de um estudo das matérias primas, foi proposta a alteração do método de incorporação de um aditivo antisedimentante, bem como a inclusão de um aditivo dispersante novo realizando testes de teor de sólidos, viscosidade, força tintorial, fineza e opacidade, além da análise da distribuição do tamanho de partícula. Os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que após o término da moagem os valores obtidos de opacidade e força tintorial ficaram superiores ao padrão, onde a força na formulação padrão no terceiro passe foi de 89% e na formulação teste foi de 98,36% e o valor da opacidade evoluiu de 10,48% para 26,89%. Esses resultados indicam uma final com melhor cobertura e melhor opacidade na formulação das cores.
Palavras-chaves: Concentrado
Amarelo
Dispersão
Distribuição
Tamanho de partícula.
Idioma: Português
Data do documento: 2022
Numero de páginas: 17
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morgana O. Cenci.pdf790,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.