Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/472
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: UTILIZAÇÃO DE CARVÃO ATIVADO E DA CINZA DA CASCA DE ARROZ COMO ADSORVENTES NA REMOÇÃO DE PARACETAMOL
Autor (es): Piazza, Mariana
Orientador(es): Melo, Aline Resmini
Descrição: O objetivo do trabalho foi analisar e comparar a utilização da CCA e o CA, como adsorventes, para a remoção de paracetamol. Por meio de experimentos em batelada investigando efeitos da concentração de adsorvente, com modelos de pseudo-primeira e pseudo-segunda ordem para descrever a cinética de adsorção. Verificando características estruturais dos adsorventes através da área superficial (BET), além de definir parâmetros de interferência como a concentração dos adsorventes.
Resumo em Português: O aumento do consumo de fármacos aliado ao descarte inadequado de efluentes e a falta de qualidade no tratamento de esgoto vem ocasionando preocupações com a contaminação de corpos hídricos, que por consequência prejudicam ecossistemas ambientais e a saúde humana. Nesse sentido, o paracetamol vem atuando como um contaminante emergente, justamente por ter uma usabilidade elevada e ser um medicamento analgésico-antipirético, podendo ser consumido sem prescrição médica. Por conta dos atuais estudos apontando a adsorção como um possível método de remoção do paracetamol de águas residuais de indústrias e esgotos, o objetivo deste trabalho foi analisar e comparar a utilização da CCA (cinza da casca do arroz) e o CA (carvão ativado) como adsorventes. Realizou-se a análise da área superficial pelo processo BET, utilizando o pH natural da solução de paracetamol em ambos os adsorventes, além da análise da cinética de adsorção. Simulou-se o processo de adsorção em batelada utilizando o CCA e CA em banho termostático. Foi comprovado que o modelo de pseudo-segunda ordem foi o que melhor se aquedou para os adsorventes, sendo que o tempo de equilíbrio de adsorção para CCA e CA foi de 100 minutos. A partir dos resultados encontrados, conclui-se que o processo de adsorção com CCA e CA é eficiente na remoção de paracetamol de soluções aquosas, do qual o CA demonstrou maior eficácia, pois teve uma maior quantidade adsorvida nas condições apresentadas.
Palavras-chaves: Indústria farmacêutica
Efluentes
Contaminação hídrica
Adsorção
Idioma: Português
Data do documento: 6-Dez-2022
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Química
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Piazza TCC II.pdf369,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.