Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/476
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE BROCAS DE METAL DURO NO PROCESSO DE FURAÇÃO EM AÇO AISI H13 TEMPERADO
Autor (es): Bez, João Antônio dos Santos
Orientador(es): Cavaler, Luiz Carlos de Cesaro
Descrição: Trabalho realizado na área de Usinagem de materiais endurecidos, utilizando brocas de metal duro de diferentes geometrias.
Resumo em Português: O aço AISI H13 é amplamente utilizado na indústria, sobretudo na fabricação de matrizes para injeção de alumínio, possuindo ótimas características para trabalho em altas temperaturas e quando endurecido torna a usinagem mais complexa. O mercado global das ferramentas de corte está em constante crescimento, porém, é evidenciado o uso de ferramentas de forma incorreta e inapropriadas para os processos de usinagem. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar e evidenciar o desempenho de brocas de metal duro com duas geometrias diferentes no processo de furação a partir da medição do desgaste de flanco, ensaios de rugosidade e erro de circularidade. Foram utilizadas diferentes velocidades de avanço para cada geometria de broca e, o critério de fim de vida das brocas adotado para este processo foi o desgaste de flanco com valor de 0,2 mm e em casos de falhas no gume de corte por meio de lascas também culminaria no encerramento do processo. A partir dos testes, foi constatado que o aumento da velocidade de avanço contribui na redução de vida da ferramenta e que a geometria da ferramenta influencia diretamente na produtividade do processo. Os resultados desse estudo contribuem para o fortalecimento de práticas que visam a produtividade e o investimento nas ferramentas de corte.
Palavras-chaves: Furação
Geometria de brocas
Velocidade de avanço
Rugosidade
Erro de circularidade.
Idioma: Português
Data do documento: 2-Dez-2022
Numero de páginas: 28
Área do Conhecimento: Usinagem
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC - Joao Antonio Bez.pdf704,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.